Conecte-se conosco

Cinema

O Tigre Branco | Netflix mostra uma Índia diferente dos estúdios de yoga

Publicado

em

critica o tigre branco netflix

“O Tigre Branco” (The White Tiger) é mais uma viagem pela Índia, mas num outro lado, entre as luzes e as trevas da realidade. O filme já começa bem e traz ensinamentos e reflexões sobre a cultura indiana, incluindo o grande número de deuses que possuem. O protagonista-narrador, Balram (Adarsh Gourav, muito bem), vai trazendo diversas críticas sobre seu país e conecta a história de sua vida com a da Índia. Um pobre de casta baixa que quer mais e consegue virar motorista de gente rica na busca de subir as escadas da prosperidade.

A direção é eficiente, enquanto a fotografia tem um ar soturno, melancólico. É uma Índia bem diferente do colorido dos estúdios de yoga. Aqui, o cinza predomina e a pobreza e a violência dominam. A vida de um criado, de um serviçal não permite muitos prazeres e isso é cultural.

As atuações são ótimas e, dos filmes indianos que já vi, esse talvez seja o melhor na concepção cinematográfica. Mas não se atenha a um “bom filme indiano”, pois é cinema de qualidade. A complexidade do personagem principal é deveras interessante em seu caminho até o inferno. Há cenas emblemáticas como aquela em que ele escova os dentes tentando apagar o passado. Não, Balram, não é possível apagar o passado. O diretor Ramin Bahrani usa os closes com consciência e chega a usar a quebra da quarta parede em momento crucial na vida do protagonista, para elevar o drama e e exaltar aquela virada.

“O Tigre Branco” prende, entretém e provoca o espectador dentro da Índia discrepante e enlouquecedora, berço de humilhações e pecados.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, leia mais:
Aliás, tem ‘O Carteiro das Montanhas’ e o ciclo verde da vida
‘O Grande 14’ traz Dalai Lama por ele mesmo | The Great 14th Tenzin Gyatzo
Enfim: Quatro Histórias de Pecado | Retratos sombrios da cultura indiana na Netflix

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Cinema

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá

Publicado

em

filme barraco em familia em foto de Daniel Chiacos

A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.

A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.

Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:

No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.

Péricles

Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências