“Pereio, Eu te Odeio” é um documentário muito divertido. Em verdade, até agora foi o filme mais engraçado que vi no Festival do Rio 2023. O filme demorou mais de 23 anos (sim, tudo isso) para ser finalizado e começou com uma ideia de Allan Sieber, um dos diretores, juntamente com Tasso Dourado, que surgiu como salvador da pátria e ajudou a finalizar o longa. Um dos motes da película é exatamente essa demora, que virou notícia diversas vezes e quase parecia algum tipo de maldição.
Entre diversas cenas dos tantos filmes brasileiros e propagandas que Paulo César Pereio participou, tem os tradicionais depoimentos também, claro. Uma das graças é usar imagens de filmes em resposta ao que falam as pessoas, traçando irreverentes diálogos. Dessa forma, a obra aborda a vida do ator de uma maneira descontraída, utilizando os relatos de amigos e familiares que vivenciaram momentos, digamos, especiais, ao seu lado. Uma das melhores histórias é a de Stepan Necerssian, porém, ademais, destaco as de Hugo Carvana.
Aliás, veja o trailer (de 12 anos atrás) de “Pereio, Eu te Odeio”, e continue lendo:
O filme conduz os espectadores por uma exploração da personalidade controversa e polêmica de Paulo César, proporcionando ao mesmo tempo uma bela viagem pela história do cinema brasileiro. Pessoalmente, vi muitos filmes com Paulo César Pereio no Canal Brasil, na minha adolescência. Ele faz parte do Cinema Brasileiro como poucos, tendo participado de filmes de grandes diretores como Glauber Rocha e Arnaldo Jabor.
Esse é o tipo do filme que acrescenta bastante como registro histórico de vários momentos do cinema nacional e de outros tempos profissionais inclusive fora do politicamente correto.
Podemos ver no longa participações de nomes como Antônio Abujamra, Dib Lutfi, Gustavo Dahl, Hugo Carvana, Jesus Pingo, Jô Soares, José Celso Martinez, José Mojica Marins Neila Tavares, Tunga, Ruy Guerra, e outros.
As histórias que ganham ilustrações de Allan Sieber também acabam tendo um charme diferrenciado e ampliam o entretenimento que o filme oferece.
Afinal, o bom “Pereio, Eu te Odeio” ainda tem sessão aberta ao público na próxima quinta-feira, 12/10, às 17:00, no Estação NET Rio 2.
Por fim, leia mais:
Confira alguns destaques do Festival do Rio 2023