Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | ‘Tempos Super Modernos’ fala da dependência da tecnologia com humor

Publicado

em

Crítica Tempos Super Modernos Fabio De Luigi

Nesse engraçado filme italiano, Tempos Super Modernos (E noi come stronzi rimanemmo a guardare), a crítica é óbvia em cima de um tema necessário e mais atual do que nunca. O mundo dos aplicativos, da tecnologia e dos algoritmos tomando conta de nossas vidas vira mote para diversas piadas, umas muito boas cheias de ironia de qualidade e outras num estilo mais pastelão que até me lembrou antigos episódios de Os Trapalhões.

Arturo, numa atuação ótima de Fabio De Luigi, é um gerente que cria um algoritmo para sua empresa para encontrar eliminar o que é supérfluo e acaba sendo despedido. Afinal, o algoritmo analisou que ele é supérfluo. Desesperado por um trabalho, acaba virando entregador de uma gigante multinacional de tecnologia, a FUUBER. O nome e o conceito trazem uma união de diversas companias atuais como Uber, Facebook, Google.

Precarização

A partir disso, vemos uma crítica ferina à precarização do trabalho e a essa ideia de metaverso onde estamos conectados o tempo inteiro. Vemos pessoas robóticas, seguindo a vida no automático, sem refletir, sob uma direção dinâmica de Pif, Pierfrancesco Diliberto. Ele ainda atua como um professor de Filologia Românica, a ciência responsável pelo estudo das transformações sofridas pelo idioma Latim nas línguas românicas, que trabalha como hater para pagar suas contas.

O diretor siciliano realiza um trabalho que une com eficiência timing para comédia e crítica sociológica. Difícil ver o filme e não lembrar da série Black Mirror, pois parece um grande episódio dessa obra. Como ser feliz em um mundo onde o trabalho, o amor e a vida são pautados pela tecnologia, algoritmos e a impessoalidade? Regras de um mundo novo.

No filme (e na vida atual?) o algoritmo é júri e juiz. Percebemos a crueldade capitalista dos testes gratuitos, visando criar uma dependência e a assinatura do produto oferecido. Ainda por cima, no longa tem uma empresa área de baixo-baixo custo, a Bryan Air (referência óbvia a Ryan Air, empresa europeia famosa por passagens baratas). Essas cenas estão entre as mais engraçadas da película.

Da metade em diante, o ritmo cai, e Tempos Super Modernos parece até se transformar em um tipo de comédia romântica, entretanto, a sequência final, com um discurso do dono da FUUBER (Mark Zuckerberg?) é sombria e verdadeira. Após tantos risos, o espectador sai reflexivo sobre a nossa resignação perante ao que estamos nos submetendo voluntariamente. Enfim, nós, como tolos, estamos só assistindo.

Por fim, Tempos Super Modernos é um dos filmes da 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 que ocorre em 20 cidades brasileiras de 28 de julho a 10 de agosto.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

‘Silvio e os Outros’ é sobre um demônio real, sedutor e patético
Crítica | De Volta Para Casa (Tornare)
A arte da felicidade | Filme italiano traz sabedoria e espiritualidade nos rumos de um taxista

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Cinefantasy conta com a presença de diretores e realizadores

O festival, que ocorre até o dia 09 de dezembro, recebe diretores e realizadores de diversos países.

Publicado

em

Cinefantasy.

Cinefantasy está em sua 15ªa edição. O festival exibe longas inéditos no Brasil como AuxílioO Santo,  e o argentino Maria. Todos contarão com a presença de realizadores dos filmes. Auxílio receberá a diretora Tamae Garateguy. Já O Santo traz a produtora Eva Padró. Maria contará com a presença do diretor Gabriel Grieco. Além disso, o longa espanhol A Capela, também inédito no país, poderá ser visto no festival.

O 15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico – acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som) e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. A saber, um recorte da programação também está disponível online, para todo Brasil. Ao contrário do que se imagina, não há somente filmes de terror na programação do festival. Compõem o lineup, além de terror, longas e curtas de animação, distopia, fantasia, ficção científica e realismo fantástico. Confira aqui toda a programação.

Auxílio

Sinopse: Em 1931, Emília, uma jovem rebelde e desafiadora, é enviada por seu pai para um convento. Sua chegada desencadeia manifestações paranormais no local, que se tornam cada vez mais fortes para todos as internas, religiosas e detentas com doenças mentais, mas ainda mais para Emília, como um grito de socorro impossível de ignorar.

Auxílio estará em cartaz na quinta-feira, dia 07 de dezembro, às 18h no MIS.

Auxílio.
Crédito: Divulgação.

AUXILIO – THE POWER OF SIN

Ficção | Horror | 80′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina e Colômbia

Direção: Tamae Garateguy

Roteiro: Miguel Forza de Paul

O Santo

Sinopse: Esta é a história de Rubén, um curandeiro de origem humilde que atende seus pacientes em uma pequena sala comercial onde também mora. Sua fama é modesta, mas não suas técnicas de cura, que são extravagantes e perturbadoras. Com a aparição de Benjamin, sua sorte mudará: ele se tornará popular e gerará um culto ao seu redor, que crescerá e se tornará um santo aos olhos dos demais. Mas essa fama vai acabar sendo o seu próprio inferno.

O Santo também estará no MIS no dia 07 de dezembro (quinta-feira), porém às 20h.

O santo
Crédito: Divulgação.

O SANTO

Ficção | Drama, Fantasia | 86′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção e Roteiro: Agustin Carbonere

A Capela

Sinopse: A mãe da jovem Emma está em estágio avançado de uma doença terminal. Ela foge da situação concentrando seus esforços na comunicação com o espírito de uma menina que acredita que mora na capela de sua vila. Para isso, ela recorre a Carol, que dizem ser médium, na esperança de que ela possa ajudá-la a atingir seu objetivo.

A Capela estará em cartaz no dia 08 de dezembro, sexta-feira, no MIS, às 18h.

A capela
Crédito: Divulgação.

A CAPELALA ERMITA

Ficção | Horror | 105′ | Cor | 2023 | 14 anos | Espanha

Direção: Carlota Pereda

Roteiro: Carlota Pereda,  Albert Bertran e Carmelo Viera

Maria

Sinopse: Alina é engenheira de som de cinema. Um dia ela é convidada para fazer o som direto para um filme erótico no qual Maria Black, uma famosa estrela do gênero que havia se aposentado, participaria. Quando Maria tem um ataque cardíaco e morre no meio das filmagens, e os produtores decidem não chamar a polícia, é desencadeada uma série de eventos sinistros e inesperados que colocarão em risco a vida de todos.

Maria pode ser visto às 20h, no dia 08 de dezembro (sexta-feira), no MIS.

Maria
Crédito: Divulgação.

MARIA

Ficção | Ficção Científica | 70′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção: Gabriel Grieco e Nicanor Loreti

Roteiro: Nicanor Loreti

Noite de encerramento

No dia 09 de dezembro, sábado, acontece o evento de encerramento do Cinefantasy. Nessa noite, haverá a première nacional do longa A Maldição do Queen Mary, de Gary Shore. Além disso, ocorrerá, também, a Cerimônia de Premiação, onde anunciarão os vencedores das mostras competitivas de longas e curtas, além do prêmio especial ao homenageado desta edição, o produtor Rodrigo Teixeira.

Fique, por enquanto, com o trailer do filme de Gary Shore:

Serviço

Quando: até o dia 09 de dezembro (sábado)

Onde:

MIS SP – Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jardim Europa)

Cine Bijou (Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação)

SPCine Play

Por fim, leia mais:

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

Crítica: Filme ‘Wonka’ surpreende positivamente e ganha suítes temáticas nos EUA

Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências