Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | ‘Tempos Super Modernos’ fala da dependência da tecnologia com humor

Publicado

em

Crítica Tempos Super Modernos Fabio De Luigi

Nesse engraçado filme italiano, Tempos Super Modernos (E noi come stronzi rimanemmo a guardare), a crítica é óbvia em cima de um tema necessário e mais atual do que nunca. O mundo dos aplicativos, da tecnologia e dos algoritmos tomando conta de nossas vidas vira mote para diversas piadas, umas muito boas cheias de ironia de qualidade e outras num estilo mais pastelão que até me lembrou antigos episódios de Os Trapalhões.

Arturo, numa atuação ótima de Fabio De Luigi, é um gerente que cria um algoritmo para sua empresa para encontrar eliminar o que é supérfluo e acaba sendo despedido. Afinal, o algoritmo analisou que ele é supérfluo. Desesperado por um trabalho, acaba virando entregador de uma gigante multinacional de tecnologia, a FUUBER. O nome e o conceito trazem uma união de diversas companias atuais como Uber, Facebook, Google.

Precarização

A partir disso, vemos uma crítica ferina à precarização do trabalho e a essa ideia de metaverso onde estamos conectados o tempo inteiro. Vemos pessoas robóticas, seguindo a vida no automático, sem refletir, sob uma direção dinâmica de Pif, Pierfrancesco Diliberto. Ele ainda atua como um professor de Filologia Românica, a ciência responsável pelo estudo das transformações sofridas pelo idioma Latim nas línguas românicas, que trabalha como hater para pagar suas contas.

O diretor siciliano realiza um trabalho que une com eficiência timing para comédia e crítica sociológica. Difícil ver o filme e não lembrar da série Black Mirror, pois parece um grande episódio dessa obra. Como ser feliz em um mundo onde o trabalho, o amor e a vida são pautados pela tecnologia, algoritmos e a impessoalidade? Regras de um mundo novo.

No filme (e na vida atual?) o algoritmo é júri e juiz. Percebemos a crueldade capitalista dos testes gratuitos, visando criar uma dependência e a assinatura do produto oferecido. Ainda por cima, no longa tem uma empresa área de baixo-baixo custo, a Bryan Air (referência óbvia a Ryan Air, empresa europeia famosa por passagens baratas). Essas cenas estão entre as mais engraçadas da película.

Da metade em diante, o ritmo cai, e Tempos Super Modernos parece até se transformar em um tipo de comédia romântica, entretanto, a sequência final, com um discurso do dono da FUUBER (Mark Zuckerberg?) é sombria e verdadeira. Após tantos risos, o espectador sai reflexivo sobre a nossa resignação perante ao que estamos nos submetendo voluntariamente. Enfim, nós, como tolos, estamos só assistindo.

Por fim, Tempos Super Modernos é um dos filmes da 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 que ocorre em 20 cidades brasileiras de 28 de julho a 10 de agosto.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

‘Silvio e os Outros’ é sobre um demônio real, sedutor e patético
Crítica | De Volta Para Casa (Tornare)
A arte da felicidade | Filme italiano traz sabedoria e espiritualidade nos rumos de um taxista

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá

Publicado

em

filme barraco em familia em foto de Daniel Chiacos

A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.

A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.

Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:

No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.

Péricles

Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências