O sobe e desce da vida representado por escadas rolantes em um shopping. “Um Brinde ao Sucesso” traz o poder de observação de uma mulher chamada Léa que é casada com Marc (Vincent Cassel). Eles vivem uma vida simples e estão sempe em contato com seus amigos Karine (Florence Floresti, de “O Pequeno Príncipe”) e Francis (François Damiens, de “A Família Bélier”), os quais são bem engraçados.
O diretor e roteirista Daniel Cohen conduz com eficiência essa história que pode fornecer identificação ao público. A princípio, vemos como pequenas coisas e detalhes nas diferenças de opiniões e vontades podem gerar problemas e desentendimentos no cotidiano. Um simples jantar, uma sobremesa, provoca ruídos, exacerba personalidades e pode trazer sorrisos a quem assiste. As peculiaridades dos casais e suas diferentes formas de encarar a vida entram em embates sutis.
Interessante porque o trailer não é tão divertido quanto o filme, o que difere do usual, onde, geralmente, os trailers são bem melhores do que as películas completas.
Aliás, veja, e siga lendo:
De forma muitas vezes caricatural o longa traça uma crítica em cima da inveja e das noções de sucesso. Além disso, a competitividade e o despeito são temas que saltam.
A humildade e a discrição da protagonista, com a atuação carismática de Bérénice Bejo, trazem o contraponto aos “amigos” invejosos. Ela é fofa e simpática, honesta e trabalhadora, foge ao egocentrismo que paira ao seu redor como uma princesa dos contos de fada da Disney, bondosa.
A mensagem que parece sobressair é que o sucesso é algo sonhado por muitos, mas pode ser cruel e solitário. Contudo, ver o outro alcançar novos patamares pode ser também uma mola impulsionadora para o autoconhecimento.
Enfim, a comédia francesa “Um Brinde ao Sucesso” (A Friendly Tale) diverte e faz pensar, sem ser genial, com um elenco afinado no humor. O filme chega ao Brasil em 25 de maio com distribuição da Synapse Distribution. Estará disponível nas versões dublada e legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play.
Ademais, veja mais
Crítica | ‘O Homem do Norte’ é arrebatador
‘O Tambor dos Pés’ traz sapateado através do contexto vivido por africanos escravizados
Com Danton Mello e Juliana Paes, ‘Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz’ estreia em setembro