Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
motel destino
CinemaEventos

‘Motel Destino’ abrirá o 52º Festival de Gramado

Por
Redação
Última Atualização 2 de julho de 2024
4 Min Leitura
Share
Foto: Divulgação.
SHARE

Depois de realizar a première mundial de Motel Destino na competição oficial de Cannes, em maio deste ano, Karim Aïnouz já tem data para mostrar o seu mais recente longa-metragem para o público brasileiro. No dia 09 de agosto, o thriller erótico abrirá o Festival de Gramado. Antecipa, assim, a sua estreia no circuito de cinemas do país, confirmada para o dia 22 do mesmo mês. O oitavo filme de ficção do cineasta chega ao evento gaúcho após grande repercussão e reverência da crítica internacional na Riviera Francesa.

“É uma grande alegria apresentar Motel Destino em Gramado. Depois de tantos anos longe do Brasil, ainda mais tempo longe do Ceará, colocar esse filme no mundo é, para mim, uma felicidade imensa. Os últimos anos foram muito difíceis, em que sobrevivemos a uma pandemia e um governo fascista. Motel Destino é uma ode ao desejo como motor da vida”, celebra o diretor.

Sensualidade

Elemento recorrente na filmografia de Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo de Motel Destino. As cores fortes e vibrantes do litoral nordestino dão a tônica visual-narrativa da nova obra.  O estabelecimento de beira de estrada que dá título ao filme é, segundo ele, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.

“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.

Sinopse

Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Motel Destino é estrelado por Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha. Por trás das câmeras, a diretora de fotografia Hélène Louvart, renomada por seu trabalho em “A Vida Invisível”, captura com sutileza as nuances visuais do filme. A montadora Nelly Quettier, reconhecida por “Beau Travail” e “Lazzaro Felice”, imprime uma precisão rítmica à narrativa. Ademais, o diretor de arte Marcos Pedroso, de “Madame Satã”, agrega uma rica expressão artística à obra ao explorar as fortes cores do nordeste. A produção foi liderada por Janaina Bernardes (Cinema Inflamável) e Fabiano Gullane e Caio Gullane (Gullane). Além dos três protagonistas já mencionados, Renan Capivara, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Isabela Catão e Jupyra Carvalho completam o elenco.

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz, é ovacionado em Cannes

Crítica | ‘Retratos Fantasmas’ faz pensar sobre o tempo

Marinheiro das Montanhas | Karim Aïnouz entrega um FamilySearch poético

Tags:Cinemacinema brasileirocinema nacionalfestivalfestival de gramadokikito
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Amores Materialistas Distribuído pela Sony Pictures
Cinema

“Subverte o gênero”: Pedro Pascal revela segredos de Amores Materialistas

Redação
2 Min Leitura
Teleférico do Amor
CinemaCrítica

Crítica: Teleférico do Amor é ABSURDO e fofo na mesma medida

André Quental Sanchez
5 Min Leitura
Moogai
CinemaNotícias

Novidades na Filmicca | ‘O Testamento do Dr. Mabuse’, de Fritz Lang, o doc ‘O Dia Em Que o Sol Caiu’, de Aya Domenig, e o terror ‘The Moogai’,

Redação
3 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?