Monday, September 20, 2021

Uma Morte em Vermelho | Como a política pode matar na Netflix

Dusseldorf parou em abril de 1991 com o assassinato de Detlev Rohwedder, assim começa Uma Morte Em Vermelho (A Perfect Crime) a nova minissérie documental da Netflix. Rohwedder sempre teve como pauta a unificação da Alemanha (Oriental e Ocidental), que esse ano esta fazendo seu 30° aniversário. Dividida em quatro capítulos, ela mostra a partir da morte de Rohwedder e como foram as investigações e seus erros.

Rohwedder era simplesmente a pessoa que mais sofria ameaças da Alemanha. Aliás, a Alemanha Oriental odiava-o e colocava nele a culpa por milhares de demissões. Um político do partido Socialista Democrata, que ocupou cargos importantes e que chegou a ser governador no leste de Berlim.

A segurança teve seus erros apontados no primeiro episódio, coisas que a Sra. Rohwedder diz como decisivas para a vida ou morte de seu marido. Alguns protocolos de segurança estranhamente não batiam, e algumas teorias mostram falhas cruciais na investigação. Detalhes mais difíceis de engolir sobre essa morte foram encontradas próximos à casa como toalhas, cadeira, binóculos e uma carta da RAF (um grupo terrorista de extrema esquerda) reivindicando o ataque. Na carta, Rohwedder é descrito como um homem bruto, arrogante, machista e que não se importava com a vida das pessoas, mas apenas com lucros.

Extraditados

As entrevistas com membros da RAF, que são muito interessantes, mostram o pensamento deles de como precisavam agir para serem ouvidos. Posteriormente, mostram como foram quase “extraditados” para a Alemanha Oriental, e eram observados o tempo todo. Mesmo assim conseguiram manter a organização viva e ativa por três gerações.

Trazer toda essa história à tona de novo, tem um papel importante e coloca os olhos do mundo sobre problemas de investigação. Nesse sentido, igualmente, como a política pode influenciar a busca pela verdade. Os quatro episódios de Uma Morte Em Vermelho passam bem rápido, e se você assim como eu gosta de investigações sabe que a Netflix manda muito bem com isso. Espero que eles criem novas temporadas com boas investigações como essas.

Ademais, veja mais:

Linha de Tensão | Minissérie documental mostra luta contra o narcotráfico
Rede de Ódio | Filme polonês aborda fake news e política
O Despertar da Lenda | Crônica de um heroísmo
9
Uma Morte em Vermelho

Política e a busca pela verdade

Escreve o que achou!