Wednesday, October 21, 2020

Linha de Tensão | Minissérie documental mostra luta contra o narcotráfico

Linha de Tensão (La Linea – La Sombra del Narco) é uma docussérie da Netflix que acompanha os agentes da lei batalhando contra o tráfico de drogas no balneário espanhol de La Línea. A cidade é um dos principais pontos de entrada de drogas ilícitas na Europa. A princípio, vemos um pouco de como funciona esse tráfico de drogas e as dificuldades para impedir esse crime. Acompanhamos as operações policiais e os depoimentos desses combatentes que trabalham em La Linea de La Concepcion.

A saber, a cidade fica pela região do Estreito de Gibraltar e acaba sendo uma das principais rotas de entrada de drogas e contrabando. A polícia parece enfrentar uma guerra sem fim e convive com o medo diariamente em um local imprevisível. De repente, qualquer coisa pode acontecer, em uma simples ronda noturna. Contudo, o governo espanhol resolve se mexer. Assim, investe em inteligência e fortalece o policiamento criando, inclusive, uma força-tarefa.

Recursos

É possível perceber a quantidade de recursos que o crime possui, o armamento pesado e a impressionante quantidade de dinheiro. Por outro lado, as dificuldades para as investigações policiais, desde questões judiciais até os percalços inesperados do cotidiano. Não é uma vida fácil. Ainda é possível também acompanhar alguns traficantes falando sobre o caminho que escolheram. Uma mulher em específico fala do medo de perder os filhos e que não tinha outra opção. Será mesmo? Logo em seguida um policial dá uma explicação: “Muito dinheiro, em pouco tempo, sem esforço”.

Os quatro episódios formam um grande filme sobre um mundo real – e surreal. Um retrato de um submundo que ganha fortuna a partir do tráfico de drogas e aqueles que lutam para impedir esses crimes. No último capítulo, um policial lembra um provérbio latino: “Ubi societas, ubi delictus”, algo como onde há sociedade, há crime. A edição corta para mais um bote carregado de drogas interceptado. Posteriormente, um delegado responsável por várias das operações vira candidato para entrar na política. Logo lembrei dos filmes Tropa de Elite, de José Padilha.

Qualidade

A luta mais específica que a série apresenta é a desarticulação da máfia de uma família que domina o tráfico naquela localidade. A minissérie mostra qualidade técnica, apesar de acabar passando superficialmente pelos assuntos. Um aprofundamento maior seria útil. Assim como maior variação no formato e um melhor storytelling como o que ocorre no documentário Professor Polvo. Apesar de algumas falhas, cria-se uma empatia com os policiais, seres humanos na linha de frente do perigo, correndo risco de vida diariamente, simplesmente pela profissão que escolheram. “Sempre que há demanda, há oferta”, finaliza um agente da lei.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

Trilogia de Baztán | ‘Oferenda à Tempestade’ chove, mas não molha
Rede de Ódio | Filme polonês aborda fake news e política
O Despertar da Lenda | Crônica de um heroísmo

6.5
Linha de Tensão

A luta contra o narcotráfico em uma cidade da Europa

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: