Tuesday, January 25, 2022

Crowdfunding para livro de entrevistas do Henfil acaba no dia 08/01

Organizado por Gonçalo Junior, o livro Sick da Vida – As grandes entrevistas de Henfil, está em pré-venda na no Catarse, com entrega no próximo mês. Quem apoiar terá seu nome nos agradecimentos e concorrerá a dez gibis raríssimos de 1947. O quadrinista mineiro Henfil (1944-1988) trabalhou no icônico jornal O Pasquim, além de publicações como Ele Ela, Status, Status Humor, Playboy, Veja, Grilo, O Bicho, Versus, Coojornal, Homem, entre outras.

Ácido, crítico e genial, Henfil criou personagens de quadrinhos que viraram lenda nas páginas do jornal O Pasquim. Além de ilustrador, Henfil tinha uma outra faceta sua tão boa quanto a de fazer rir: dar entrevistas. É o que se vê no livro inédito Sick da Vida – As grandes entrevistas de Henfil, que o jornalista e editor Gonçalo Junior levou mais de uma década para produzir e que sairá pela Editora Noir, de São Paulo.

Enfim, sobre as entrevistas de Henfil

Segundo Gonçalo, o maior desafio foi localizar as conversas antológicas do inquieto artista, pois ele dava entrevista para todo mundo. Gonçalo localizou o que considera as 18 maiores e mais importantes, que saíram em veículos de peso. “O que mais impressiona é que os temas praticamente não se repetem. Henfil sempre tinha um assunto novo e interessante para tratar e dar opiniões acertadas, sem se esquecer que são bastante atuais e importantes”, afirma o organizador.

Assim, Sick da Vida é uma obra fundamental para conhecer o quanto o humor gráfico foi importante na luta contra os arbítrios na ditadura militar. O artista de saúde frágil e de coragem imensa se jogou como um camicase na luta pela volta da democracia. Dessa forma também podemos entender o Brasil de hoje, com os resquícios, equívocos e traumas herdados por 21 anos de ditadura. “Não é possível compreender tudo isso sem ler os quadrinhos e os cartuns de Henfil e, agora, suas geniais entrevistas. Acredito que seja impossível sair o mesmo depois de conhecer suas ideias e seu posicionamento contundente como artista gráfico e humorista”, ressalta Gonçalo.

Para participar da campanha e garantir uma cópia de Sick da Vida é fácil: é só seguir esse link. Além de levar um livro para casa com desconto, você ainda concorre a uma de dez revistas Seleções Coloridas, um gibi brasileiro raríssimo de 1947.

Ademais, veja mais:

Resenha | ‘Coliseum’, um confinamento caótico nunca visto antes

Incondicionalmente | Luiz Gwyer lança regravação de sucesso do cantor Belo

Emocionante, ‘Turma da Mônica – Lições’ estreia nos cinemas dia 30 de dezembro

 

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: