Cuba na telinha: Documentários mostram a Ilha pelos olhos de grandes cineastas

Está em cartaz na MUBI, plataforma de streaming de filmes com curadoria, dois documentários que mostram Cuba e toda a sua cultura com características marcantes. Em “Buena Vista Social Club” e “Saudações, Cubanos!” existe uma diferença de 30 anos corridos, mas ainda assim ambos conseguem retratar a história da Ilha sob óticas que exibem o contexto social, cultural e político para além das variadas performances artísticas encontradas naquele território.

O “Buena Vista Social Club”, de Wim Wender, não esconde sobre o que ele irá dizer. Lançado em 1999, o filme fala sobre um grupo de músicos cubanos já idosos que se reuniram para gravar um disco. Ele discorre sobre o retorno do produtor musical Ry Cooder até Havana, além das histórias dos artistas que participam do projeto. Ry foi o idealizador e líder na gravação do álbum do ‘Buena Vista Social Club’ em 1996. 

Saudações, Cubanos!

Em ‘Saudações, Cubanos’, o profissionalismo de Agnés Varda é apresentado. A cineasta querida por muitos fez esse filme em 1964, ou seja, pouco tempo após a chegada de Fidel Castro ao poder. Seu maior interesse era a música, apesar de trabalhar com registros de outras performances culturais também. O filme é narrado pelo ator francês Michel Piccoli e conta com alguns recursos de animação. 

Ademais, veja mais:

Aliás, conheça A Incrível História da Ilha das Rosas na Netflix, vida real e a Ilha das Flores
Malcolm & Marie | Netflix traz cinema e amor num preto e branco brilhante
Bridgerton | Netflix traz série que cativa entre fofoca, romances e o ‘selo’ Shonda Rhimes

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: