Conecte-se conosco

Cultura

Cultura Afro-brasileira – Literatura: O Sacerdócio na Umbanda

Livro inspirador baseado na cultura afro-brasileira e nos ensinamentos de fraternidade que nos passa visando uma humanidade unida

Publicado

em

Livro escrito pelo físico nuclear e pai de santo, Luís Antônio Martins, e Matheus H.A. de Macedo, O Sacerdócio na Umbanda – Compêndio do Templo do Vale do Sol e da Lua é muito rico e relevante para qualquer estudioso e interessado na mitologia africana e nos caminhos da espiritualidade.

Possui diversos contos sobre os Orixás, mostrando seus poderes e personalidades, além de explicações sobre as entidades e suas falanges.

hqdefault

O livro vem baseado em experiências  e vivências dos escritores e da vida nesta fé de origem africana.

Busca estimular a integração que deve existir entre as pessoas. Mediação esta que pode mudar o mundo para melhor demonstrando que o que importa é o ser, e não o ter.

Luiz Antônio Martins é um mestre em vários sentidos. Conseguiu sintetizar nesta obra um grande conhecimento da tradição espiritual afro-brasileira chamada Umbanda. Tradição esta erguida sobre escravidão e sofrimento que sobreviveu a muitas intempéries e hoje semeia e rega fraternidade entre todas classes, cores e credos. Exemplo para o mundo moderno, permeado por inveja, competição e manipulação.

O livro, assim como a Umbanda, evoca respeito por toda a vida e pela natureza que nos abarca.

O mundo – na verdade, os mundos – que Luiz e Matheus nos trazem também formam as referências por onde seguem as práticas rituais e a liturgia do Templo do Vale do Sol e da Lua, nascido em 20 de maio de 1988, tendo sua primeira sede inaugurada em 20 de janeiro de 1989 e, desde 15 de março de 2003, atendendo na rua Ubiratan, lote 5, quadra 62 – Itaocaia Valley – Itaipuaçu – 4º Distrito de Maricá – RJ.

O Templo do Vale do Sol e da Lua possui atualmente cerca de 130 médiuns, tendo concluido mais de 50 coroações. Recebe aproximadamente um público de 250 pessoas a cada trabalho.

O Templo é um baluarte da cultura afro-brasileira e o livro é um filho desta que ajuda a espalhar esses profundos e engrandecedores ensinamentos.

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Cultura

Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró

Evento chega ao bairro nos dias 10 e 11 na Praia Vermelha e de 23 a 25 no Parque Bondinho do Morro da Urca

Publicado

em

Festival Joia Rara tem sexta edição Feira Carioquíssima

Depois de uma edição na Praça Paris no final de maio, a Carioquíssima na Roça volta para a Urca onde realiza duas edições em junho. No próximo final de semana, dias 10 e 11/06 (sábado e domingo), a feira vai para a Praia Vermelha, na Praça General Tibúrcio.

Além das oficinas e atrações infantis, como brincadeiras de argola, peixaria e boca do palhaço , haverá muita comida nordestina e típica de festa junina. Serão caldos, quentão e todos os doces e petiscos clássicos desta época.

Muita música e forró

Entre 14h e 19h entram em cena DJs de forró, música nordestina e MPB: no sábado DJ Taroba e no domingo DJ Xeleléu. Às 18h, a música ao vivo toma conta da praça com Mimoso, no sábado, e Forró da Josi no domingo.

Nos dias 23, 24 e 25/06 (sexta a domingo), a Carioquíssima na Roça sobe novamente o Morro da Urca, um dos mais belos e concorridos cartões-postais da cidade.

A saber, os DJs animam o evento de 10h às 17h: Xeleléu (sexta), Taroba (sábado) e Sérgio Feijó (domingo). Em seguida, a música ao vivo, às 15h, contará com as apresentações de Moyseis Marques (sexta), Estopim (sábado) e Conterrâneos (domingo).

Serviço:

Carioquíssima na Roça
Edições juninas na Urca/RJ

Praça General Tibúrcio – Praia Vermelha
10 e 11/06 (sábado e domingo)
14h às 22h – Entrada gratuita

Parque Bondinho – Morro da Urca
23, 24 e 25/06 (sexta a domingo)
9h às 19h – Entrada R$80 (nascidos e moradores de todo o Estado do Rio) e R$160.
https://bondinho.com.br/

Informações: producao@carioquissima.com.br
whatsapp 21 98643-5039

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências