O “Cultura Sem Fronteiras” tem exibição permanente no YouTube. Reúne entrevistas com histórias inspiradoras, música, gastronomia, hábitos e costumes que reforçam a preservação da cultura e arte dos refugiados, migrantes e apátridas no Brasil.
A terceira temporada do projeto de apoio a essa população traz uma nova edição do e-book “Refugiados e Migrantes – Gente como a Gente”. Com prefácio da escritora e novelista Thelma Guedes, estará disponível a partir do dia 27 de junho, às 19h, no site culturasemfronteiras.com.
Mais sobre o projeto
Com curadoria de Ana Brites, o trabalho faz parte da luta pelo respeito à dignidade de todos. Destaca, também, a proteção das pessoas que necessitam sair de seu país à força. O projeto Cultura Sem fronteiras tem a participação de “protagonistas do ecossistema do refúgio no Brasil” em Rodas de Conversa.
Desde 1997, o Brasil tem uma das leis mais avançadas de recepção aos estrangeiros que obrigados a deixar os seus países estão vivendo longe do local de nascimento. Segundo informações do ACNUR/ ONU “mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo precisaram deixar suas casas”.
“O nosso projeto é mais um alerta para o que acontece com essa gente que é forçada a sair de sua terra natal e nem sempre encontra o acolhimento e respeito à dignidade que as famílias merecem. Elas deixam para trás sua cultura, sua música, sua gastronomia… e vão morar em outro país em busca de um recomeço. Precisamos contribuir com esperança para os refugiados e migrantes em nosso solo brasileiro. Uma ação urgente em prol da causa como voluntário, doador ou multiplicador, dando apoio a quem precisa, e precisa muito”, ressalta Ana Brites.
Lançamento do E-book
Thelma Guedes assina prefácio do livro digital Refugiados e Migrantes – Gente como a Gente. Em seu texto, mostra com muita empatia a preocupação com a causa dos refugiados e migrantes, retratada em sua novela Órfãos da Terra (TV Globo/ 2019), em coautoria com Duca Rachid.
“Ao mesmo tempo em que dá voz às pessoas que estão na condição de refugiadas no Brasil, o livro abre um importante espaço para que os leitores se informem com mais profundidade sobre as instituições sérias, avalizadas pela Acnur, que fazem o trabalho de acolhimento, mas que precisam também ser acolhidas e apoiadas por toda a nossa sociedade”, diz.
“O livro é um passaporte que leva o leitor para um mundo que existe ‘bem debaixo do seu nariz’, convidando-o a conhecer de maneira lúdica e interativa a culinária, as tradições, costumes, arte e todos os aspectos culturais de cada uma das nacionalidades apresentadas”, explica Ana Brites.
Como acessar o livro?
O internauta a qualquer hora poderá ter acesso a um rico intercâmbio cultural pelo site culturasemfronteiras.com. Lá, poderá conhecer música, tradição e cultura. Além disso, quadros onde o espectador pode assistir histórias de superação de diversos refugiados e migrantes.
A partir do dia 27 de junho, o livro estará disponível no site culturasemfronteiras.com/ebook.
POR FIM, LEIA MAIS:
‘Um rio dentro de mim’ é homenagem sensível ao Rio e às mulheres
Crítica: ‘A Teia’
Conduzindo Madeleine – Um belo filme sobre amizade e esperança