A 14ª edição da ArtRio, a feira de arte mais tradicional do Rio de Janeiro, começa nesta quarta-feira, 25 de setembro, e o Canal Curta! marca presença durante os cinco dias de evento na Marina da Glória. Como parte do programa Ateliê Aberto, promovido pelo canal desde 2020, artistas realizam performances ao vivo para o público. Este ano, o projeto conta com o veterano Manfredo de Souzanetto e os jovens talentos Rafael Prado, Antonio Ton, Joana Uchôa e Bea Machado, cada um apresentando-se em um dia diferente até o encerramento no dia 29.
O Ateliê Aberto chega à sua quinta edição, já tendo recebido nomes consagrados como Anna Bella Geiger, Victor Arruda e outros. A curadoria fica por conta de Eduardo Fradkin, coordenador de jornalismo do Curta!, e as performances dos artistas viram reportagens que aparecem no canal nas semanas seguintes ao evento.
A seguir, confira a programação do Ateliê Aberto na ArtRio 2024 e conheça os artistas:
Quarta, 25, das 15h às 19h – Rafael Prado
Nascido na região do alto rio Madeira, em Rondônia, Rafael Prado explora a conexão entre homem e natureza. Suas obras, como a série “Povos Amazônicos não morrem, viram sementes”, refletem as questões amazônicas e sua realidade. Representado pela Galeria Luciana Caravello, ele participou da Bienal das Amazônias em 2023 e está na 9ª edição da Bolsa Pampulha.
Quinta, 26, das 15h às 20h – Manfredo de Souzanetto
Com uma carreira que abrange mais de 50 exposições individuais, o mineiro Manfredo de Souzanetto explora a relação entre pintura e escultura, usando pigmentos naturais de Minas Gerais. Suas obras estão em coleções importantes no Brasil e no exterior, como a Pinacoteca de São Paulo e o Tel Aviv Museum of Art.
Sexta, 27, das 15h às 19h – Antonio Ton
Integrante do coletivo SónaCorreria, Antonio Ton, baseado no Rio de Janeiro, utiliza diversas técnicas e suportes, como telas e muros, para investigar a relação entre cidade, natureza e espiritualidade. Seu trabalho é marcado por geometrias e simetrias.
Sábado, 28, das 15h às 19h – Joana Uchôa
Artista visual carioca e mestranda em Artes Visuais, Joana Uchôa explora a relação entre o corpo e a imagem, com foco na luz. Seu trabalho já esteve em diversos espaços culturais, como a galeria Portas Vilaseca e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.
Domingo, 29, das 15h às 19h – Bea Machado
Focada na vida suburbana carioca, Bea Machado já expôs no Museu de Arte do Rio e no Paço Imperial. Sua obra investiga o cotidiano e as histórias do subúrbio, sendo uma das jovens promessas da cena artística local.
Ziraldo na ArtRio
Além disso, a exposição “Trajetória de Ziraldo” também é parte da ArtRio 2024. Reúne parte do vasto acervo do artista, falecido em abril, no Espaço PRIO. Curada por Adriana Lins, a mostra apresenta ilustrações, cartazes e charges que retratam várias fases de sua carreira, com destaque para imagens de “O Menino Maluquinho”, além de obras de livros como “O Menino Castanho” e “O Fazedor de Amanhecer”.
Em seguida, leia mais:
Conversas ArtRio: confira a progamação e o lançamento de livros
Crítica: ‘Terra de Ciganos’ é o retrato musical de uma cultura especial