O documentário inédito “De Você Fiz Meu Samba”, dirigido por Isabel Nascimento Silva, estreia no Canal Brasil nesta terça-feira, 10 de setembro, às 19h. O longa acompanha as viúvas de cinco grandes sambistas cariocas, que se tornaram guardiãs de memórias fundamentais da música brasileira. O filme aborda suas histórias de amor, saudade e resistência, oferecendo um olhar sensível sobre o papel dessas mulheres na preservação do legado de seus parceiros. Dentre elas está Angela Nenzy, viúva de Wilson Moreira, a quem o documentário é dedicado.
O projeto teve origem em uma reportagem de Mariana Filgueiras, publicada no jornal O Globo em 2010, sobre viúvas que mantinham acervos inéditos de sambistas. Anos depois, a matéria se transformou no argumento do filme, com Filgueiras atuando como roteirista e pesquisadora, em parceria com Isabel de Luca. O documentário é fruto de um intenso trabalho de pesquisa, que envolveu entrevistas com 11 viúvas, sendo cinco selecionadas para compor as histórias que melhor se conectavam entre si.
Aliás, entrevistamos a galera do “De Você Fiz Meu Samba”:
Entre as viúvas retratadas estão Liette de Souza, Jane Pereira, Denize Correia e Bertha Nutels, além de Angela Nenzy. Juntas, elas compartilham a trajetória de superação e reinvenção após a perda de seus parceiros, destacando a importância do legado cultural que carregam. O documentário revela como essas mulheres enfrentaram desafios em uma sociedade machista, muitas vezes abrindo mão de seus próprios sonhos em prol das carreiras de seus companheiros.
“De Você Fiz Meu Samba” estreou em festivais renomados, como o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e agora chega ao grande público através do Canal Brasil. O filme reflete não só sobre a memória do samba, mas também sobre a força feminina em meio à saudade e ao recomeço.
Serviço:
De Você Fiz Meu Samba (2022) (72′)
Inédito
Horário: Terça, dia 10/09, às 19h
Classificação: 12 anos
Direção: Isabel Nascimento Silva