Sabe que dia é hoje? Dia do Cinema Nacional

Uma das mais importantes vertentes da nossa cultura é o cinema. Hoje, no dia 19 de junho, é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. A origem é muito controversa, mas dizem que o italiano Afonso Segreto fez as primeiras imagens da Baía da Guanabara nesta data em 1898.

A produção cinematográfica nacional é muito rica e muito vasta. Aliás, poucas cinematografias contam com uma pluralidade tão grande como a nossa. Embora, ao longo da história, sempre quando o calo apertou, por razões econômicas ou por circunstâncias políticas, era o cinema que sofria ou com corte de investimento ou com censura no seu conteúdo.

No início, os filmes eram feitos em caráter documental. Depois logo passamos por diversas fases e ciclos regionais ou nacionais. E grandes estúdios foram surgindo regendo períodos da nossa produção. Já tivemos safras para todos os gostos. Porém, o problema sempre foi a distribuição dos filmes e a concorrência com os blockbusters americanos que inviabilizaram à chegada das películas nacionais em seu próprio território.

Indicações

Apesar do momento ruim para o cinema no mundo inteiro devido à pandemia do Covid-19, é bom lembrar para os falaciosos de plantão nestes tempos tão nefastos, que o setor audiovisual no país emprega mais que 250 mil pessoas, além disso, responde por 0,46% do PIB e fatura por ano em torno de 45 bilhões de reais. Esses são dados do final do ano passado pela BRAVI (Brasil Audiovisual Independente). Por fim, a atividade agrega ainda um valor adicionado de 24,5 bilhões à economia e é um dos setores que mais cresce no país, com taxa média de 8,8% ao ano.

Afinal, o Vivente Andante indica alguns filmes para o Dia do Cinema Nacional. Vale demais o confere.

1- Gabriel e a Montanha –Felipe Barbosa (2017)

2- O céu de Suely – Karim Ainouz (2006)

3- Edíficio Master – Eduardo Coutinho (2002)

4- Linha de Passe – Walter Salles. (2008)

5- Houve uma vez 2 verões- Jorge Furtado (2002)

E aí, já viu algum destes filmes? Deixe aí nos comentários sobre estes filmes e indique outros. Vamos valorizar o cinema nacional!

Ademais, veja mais:

A história pessoal de David Copperfield | Filme traz ludicidade que lembra ‘Peixe Grande’
A Imagem da Tolerância | Conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência
Aliás, Cine África ganha sessões com filmes de Cabo Verde e Angola | Gratuito

Escreve o que achou!