Dia Nacional do Milho | Confira cinco maneiras de usar esse querido vegetal

24 de abril é o Dia Nacional do Milho. Em receitas doces ou salgadas, como aperitivo, acompanhamento ou prato principal, o grão pode ser consumido de várias maneiras. A princípio, a nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, ressalta que o milho, além de versátil, é muito saboroso por ser um alimento que confere o umami – quinto gosto básico do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo.

“Rico em glutamato, ele adiciona sabor ao prato e traz diversos benefícios para a saúde. Estudos mostram que ingredientes umami auxiliam na digestão de proteínas e interferem diretamente na aceitação alimentar de crianças e idosos”, explica.

Fonte de vitaminas, minerais essenciais e antioxidantes, o milho é um dos cereais mais amados em todo o mundo. E para saboreá-lo de maneiras diferentes, Graciela listou cinco opções para aproveitar o grão:

Creme

Como opção leve para uma refeição, o creme de milho é uma escolha prática. “O creme de milho pode ser um acompanhamento muito versátil. É possível dar um toque especial na preparação adicionando um crocante de parmesão. Para isso, basta espalhar o queijo ralado em uma frigideira e deixar no fogo médio até dourar. Depois, só retirar cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e deixar esfriar até enrijecer. Após colocar o creme em uma tigela, decore o prato com a escultura de queijo”, explica Graciela.

Assado

O milho assado é uma ótima alternativa vegetal para o churrasco. “Nesse caso, a dica é remover a palha que o envolve. A espiga deve ser levada à grelha sobre fogo médio, virando às vezes até dourar. Também é possível preparar em uma frigideira ou churrasqueira elétrica. Para o tempero, além da manteiga e do sal, outra opção é pincelar a espiga com uma mistura de ervas e azeite”, comenta a nutricionista.

Salada

O milho dá um sabor especial e é uma ótima opção para a dieta crudívora, que consiste somente no consumo de alimentos naturais e crus. “O grão pode ser a estrela principal de uma salada porque ele confere o gosto umami e deixa qualquer prato ainda mais saboroso. Para uma entrada simples e prática, coloque em um recipiente: milho, pepino, rabanete, mix de folhas, tomates maduros e fatias de pimenta jalapeño. Por fim, tempere com limão, azeite e uma pitada de sal”, ensina a especialista.

Suco

A saber, outra maneira de saborear o alimento é preparar um suco de milho com água de coco. “Para fazer o suco, basta retirar a água de coco e separar a polpa, depois higienize o milho e retire os grãos das espigas. Em um liquidificador, adicione água, os grãos de milho e meio litro de leite, bata até ficar uma mistura homogênea e faça o mesmo só com o coco. Em seguida, leve a mistura de milho ao fogo baixo por 30 minutos e para finalizar, bata as duas misturas no liquidificador”, conta Graciela.

Torrado

Um grande aliado dos aperitivos, o milho torrado com mostarda e mel faz sucesso em qualquer ocasião. “Todos nós temos aqueles dias em que queremos cozinhar algo gostoso, mas que ao mesmo tempo não dê muito trabalho e que não precise de muitos ingredientes. Além disso, essa opção é ótima para para abrir o apetite ou acompanhar um drink em casa”, finaliza a nutricionista.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. Aliás, o aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Enfim, para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Escreve o que achou!