Conecte-se conosco

Cinema

Alucinação | Músicas do disco de Belchior vão virar documentário

Publicado

em

Documentário Alucinação

As músicas do disco “Alucinação” do cantor Belchior serão tema de um novo projeto com coprodução da Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil e Inquietude. O documentário, que terá o mesmo nome do disco, será escrito e dirigido por Renato Terra, com codireção de Marcos Caetano e Leo Caetano. Renato codirigiu os longas “Narciso em Férias” e “Uma Noite em 67”. A partir das músicas do lendário disco, o longa-metragem promoverá um mergulho na geração que viveu intensamente os anos 1970. Uma extensa pesquisa de imagens de acontecimentos históricos, registros familiares e arquivos que registrem a memória coletiva será realizada. As imagens serão costuradas com as canções de Belchior para potencializar lembranças, sensações e sonhos de uma geração que desejou “amar e mudar as coisas”.

Em paralelo, a coprodutora desenvolve o projeto de documentário sobre o Cacique Raoni Metuktire. “Raoni”, com direção e roteiro de Jean-Pierre Dutilleux e Alexandre Bouchet, acompanha a jornada do líder indígena brasileiro da etnia caiapó, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. É um retorno ao tema mais de 40 anos depois de Jean-Pierre ter sido indicado ao Oscar de melhor documentário, com o mesmo personagem e narração de Marlon Brando. No novo projeto, Raoni realiza uma viagem de barco dentro do Parque Indígena do Xingu. Ao longo da jornada, apresenta suas lembranças, de seus ancestrais, memórias de seus primeiros contatos com os brancos, sua visão de mundo e sua cultura, da criação do Parque e da luta por sua preservação, constantemente ameaçada. O filme é uma coprodução da Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil e Indiana Produções.

Ademais, leia mais:
O Carteiro das Montanhas e o ciclo verde da vida
Tigertail e o choro contido | Crônica
O Despertar da Lenda | Crônica de um heroísmo

Por fim, assista ao curta-metragem “Na Beira”:

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Irmãos Por Escolha | Filme sobre a rotina de cadetes da AMAN chega à Netflix

Longa mostra a primeira turma de mulheres da AMAN, após 210 anos de existência da Academia

Publicado

em

Irmãos por Escolha

Irmãos Por Escolha, documentário com direção de Gabriel Mattar, estreia na Netflix neste domingo (11). O longa, o primeiro a ser filmado dentro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), acompanha o cotidiano intenso de treinamento dos cadetes. São homens e mulheres que em meio aos tantos desafios, criam vínculos de amizade durante o processo de formação. Além disso, o filme também mostra a primeira turma de mulheres da AMAN, após 210 anos de existência da Academia. A produção é da Kombat Films.

Partindo da experiência do diretor, que perdeu o irmão ainda na infância, a narrativa explora a relação de irmandade entre os jovens cadetes. Com material 100% original, a história foca em alguns personagens durante os quatro anos de formação profissional dos militares.

Mattar também busca uma perspectiva sensível sobre o amadurecimento dos alunos da AMAN ao longo da graduação. Sob uma visão civil, o diretor busca estudar o comportamento e estreitamento desses laços.

Aliás, veja um trecho de Irmãos Por Escolha, e siga lendo:

“O filme aborda questões essenciais como: inteligência emocional e trabalho em grupo. O documentário atua como fomentador do debate nacional sobre o jovem, sua participação na sociedade, sua transição para vida adulta, seus potenciais e responsabilidades”, diz Mattar.

Por fim, o longa esteve nos Festivais Internacionais de Santa Fé e Flickers Rhode Island, além de receber os prêmios Global do Lift Off e Paris Awards em 2022. No Brasil, o documentário integrou o Festival de Petrópolis do ano passado.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências