Conecte-se conosco

Cinema

Fernando Meirelles faz ‘Dois Papas’ além da religião. Por Alex Campos.

Publicado

em

Fernando Meirelles em bom filme. Crítica de Dois Papas no Vivente Andante. Por Alex Campos.

Depois de “Cidade de Deus”, o diretor Fernando Meirelles pode brigar novamente pelo prêmio mais cobiçado na indústria cinematográfica, o Oscar. O seu novo filme “Dois Papas” está nas telonas e também no streaming – é uma produção da Netflix. Baseado em fatos reais – ou pelo menos alguns fatos reais, conta a história do cardeal argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce) que quer se aposentar e segue até o vaticano para pedir permissão para o papa Bento XVI (Anthony Hopkins). Bento XVI sucedeu a João Paulo II, um dos papas mais populares que existiu, ou seja, uma ingrata missão para um padre com conceitos conservadores, que deveria popularizar a igreja católica para conquistar fiéis.

O sucesso da película se dá porque mesmo se você não for religioso ou esta não for a sua fé, o filme consegue atrair atenção até o fim pelas relações humanas antagônicas dos dois papas.

Direção completa

A direção de Meirelles é completa e muitos pontos podem ser destacados aqui. Inicialmente, o diretor coloca muitos planos abertos, para mostrar a grandeza do vaticano, o poder, o luxo. Posteriormente, a obra ganha um caráter documental com alguns curtos depoimentos sobre o que a população acha do padre. No fim, um show de detalhes, planos fechados para caracterizar e dar enfoque a atuação impecável de Jonathan Pryce e Anthony Hopkins. A dupla não pode passar sem indicações nesta temporada.

Inclusive, o roteiro de Anthony McCarten (‘Teoria de Tudo’, ‘Destino de uma Nação’) é muito sensível. As discussões religiosas são complexas contendo muitos dogmas e mostram muito sobre os personagens. Em alguns momentos entregam até demais, mas não prejudicam o trabalho final.

Assuntos sérios

Diversos assuntos sérios são tratados na obra da Netflix. Como o período da ditadura na Argentina e como a Igreja lidou com o assunto neste período. O perdão é retratado também com uma cena linda.

Por fim, ‘Dois papas’ é outro excelente trabalho de Fernando Meirelles, muito além de um filme religioso.

Trailer:

Aliás, veja mais sobre cinema:
Entenda a Direção de Fotografia com Flávio Ferreira
Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia | Crítica e Poesia
‘Retrato de uma Jovem em Chamas’ | CRÍTICA

Cinema

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá

Publicado

em

filme barraco em familia em foto de Daniel Chiacos

A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.

A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.

Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:

No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.

Péricles

Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências