Conecte-se conosco

Cinema

Retrato de Uma Jovem Em Chamas | CRÍTICA

Publicado

em

Retrato de uma Jovem em Chamas

Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes, “Retrato de Uma Jovem Em Chamas“, da diretora Céline Sciamma, é um romance arrebatador e inesquecível. Protagonizado e dirigido por mulheres, o longa tem ares de histórias ancestrais contadas ao redor das fogueiras pelos espíritos livres das bruxas cuja magia, assim como a de uma chama, é aquela força pulsante e inexplicável que nos mantém como que hipnotizados por sua beleza e potência.

O longa é uma poesia sobre a cumplicidade entre almas femininas. O fogo é o único personagem masculino relevante da história e é praticamente onipresente. Aliás, é ele quem ilumina e aquece a casa onde se passa toda a trama, um lugar longínquo, entalhado em meio à íngremes escarpas de uma ilha selvagem. Ali Marianne (Noémie Merlant), uma pintora corajosa e independente, conhece Héloïse (Adèle Haenel), uma jovem determinada e de temperamento indócil. Dessa relação nasce uma paixão ardente e intensa, que se desenrola ao som do crepitar da lenha na fogueira.

Lugar Inóspito

A responsável pela vinda de Marianne para esse lugar inóspito é a mãe de Héloïse (Valeria Golino), que deseja um retrato de sua filha para que o pretendente italiano da jovem possa conhecê-la. Héloïse havia se recusado a posar para o outro pintor que esteve ali, justamente por não querer que sua união com o jovem se concretizasse. Por isso, Marianne é obrigada a se esconder sob o disfarce de uma companhia para Héloïse, que acabou de perder a irmã em uma morte misteriosa. Entretanto, por trás dessa trama, servindo e cuidando, está Sophie (Luàna Bajrami), criada da casa. Ela também possui seus segredos e protagoniza algumas das cenas mais belas do longa.

Enfim, “Retrato de Uma Jovem Em Chamas” é um filme de beleza pungente. Uma obra-prima sobre a amizade e a compreensão entre mulheres, que retrata de maneira magnífica o amor e o desejo de maneira tocante e potente.

Veja mais sobre cinema
Entenda a Direção de Fotografia nessa entrevista com Flávio Ferreira
Pureza | Filme emociona público no Festival do Rio
‘Flores no Cárcere’ mostra outro mundo no Festival do Rio

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings (31/03 – 02/04)

Os destaques dessa semana são a série ‘O Poder’ da Prime Video, a segunda temporada de ‘O Rei da TV’ e a primeira de ‘Kindred’ no Star+

Publicado

em

Mais um final de semana chegando recheado de séries novas para todos os gostos. Tem muita coisa interessante, então vale conferir todos os trailers. No final, conte-nos as estreias que mais te interessaram lá nos comentários!

O Poder T1 – Prime Video

Algumas adolescentes pelo mundo começam a desenvolver poderes misteriosamente, que lhes permitem manipular a eletricidade. Agora, Margot (Toni Collete), Roxy (Ria Zmitrowicz) e Allie (Halle Bush) decidem explorar esse novo poder . Com uma mistura de drama, ação e um mundo de fantasia, O Poder é mais uma série exclusiva da Prime Video.

Wellmania T1 – Netflix

Liv sempre aproveitou a vida sem pensar no amanhã. Até que um problema de saúde a leva a uma jornada de bem-estar. Ela está determinada a melhorar. Não importa o preço. A humorista australiana Celeste Barber protagoniza esta comédia dramática e ácida, baseada no livro de Brigid Delaney.

Emergência: Nova York (Série documental) – Netflix

Esta série documental acompanha profissionais de saúde na luta constante para equilibrar a pressão do trabalho com as exigências da vida pessoal em Nova York.

Instável T1 – Netflix

Um homem introvertido precisa trabalhar com seu excêntrico e bem-sucedido pai, que está à beira de um desastre pessoal e profissional.

Marinheiro de Guerra (Minissérie) – Netflix

Em meio à Segunda Guerra Mundial, dois marinheiros enfrentam situações terríveis em um navio norueguês enquanto lutam para sobreviver. Estreia dia 2 de abril.

Kill Boksoon – Netflix

Quando assassinos ditam as regras, os segredos assumem o comando. Conheça os assassinos mais implacáveis neste suspense eletrizante.

Rye Lane: Um Amor Inesperado – Star+

Dois jovens de vinte e poucos anos que se conectam ao longo de um dia agitado no sul de Londres. Eles se ajudam a lidar melhor com o ex de cada um, e acabam voltando a acreditar no amor.

O Rei da TV T2 – Star+

O apresentador, o empresário, o candidato, o refém. Todas as faces de Sílvio Santos estão na segunda temporada de O Rei da TV.

Kindred: Segredos e Raízes T1 – Star+

Quando Dana, uma jovem negra e aspirante a escritora, começa a se estabelecer em sua nova casa, ela se vê viajando entre o passado e o presente, surgindo em uma plantação do século XIX e confrontando segredos que ela nunca soube que corriam em seu sangue.

Vozes em Ascensão: A Música de Wakanda para Sempre (Série documental) – Disney+

Uma série documental sobre todo o processo de criação da trilha sonora de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

Por último, leia mais:

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Crítica | ‘Urso do Pó Branco’ se beneficia de um humor mais cartunesco

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências