A editora Conrad lança a História em Quadrinhos Angela Davis com roteiro da escritora italiana Mariapaola Pesce e ilustração da também italiana Mel Zohar. A edição brasileira fala sobre uma das figuras mais emblemáticas do movimento estadunidense pela defesa e a promoção dos direitos civis e da luta contra o racismo.
O livro é uma biografia em quadrinhos que acompanha a história real da ativista, filósofa, escritora e professora que marcou a história por lutar contra o racismo e a desigualdade, pela causa feminista, a busca pela paz e melhora das condições dos detentos nas prisões americanas.
Angela Davis e os irmãos negros
Angela nasceu em 1944 em Birmingham, no Alabama, no Sul dos Estados Unidos e já na adolescência começa a se questionar:
“Por que, para os irmãos negros, sempre há um lado certo e um lado errado da rua para morar? Por que os irmãos negros ainda buscam agradar aos brancos, em vez de lutar contra quem lhes domina e oprime?”.
Enquanto a ativista indagava, a Ku Klux Klan semeava bombas diante das casas das famílias negras no bairro “Dynamite Hill” em Birmingham, Alabama, para obrigá-las a irem embora para outro lugar.
Além disso, a publicação também aborda eventos atuais. Dessa forma, cita uma entrevista de Angela Davis sobre o caso Marielle Franco, socióloga, ativista dos direitos humanos e Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro que foi assassinada com 13 tiros na cidade do Rio de Janeiro em 2018 em um atentado ainda não esclarecido.
O quadrinho é uma ótima chance para quem quer conhecer a história de uma das maiores ativistas de todos os tempos.
Afinal, a HQ Angela Davis já está disponível nas principais livrarias e marketplaces do Brasil. O livro de 114 páginas conta com a tradução de Maria Clara Carneiro e letras de Lilian Mitsunaga. O valor é de R$ 79,90 na versão impressa e R$ 54,90 na digital.