Saturday, December 4, 2021

Educa Week | Venha conhecer o evento da educação

Hoje, 15 de outubro, começamos o dia parabenizando a todos aqueles que dedicam suas vidas a educar. Professor, parabéns pelo seu dia e muito obrigada por seu trabalho.

Bem, e é nesse clima que seguirá a nossa próxima semana, educação. Pois dos dias 18 a 23 de outubro acontecerá 6ª edição do maior evento de Educação do Brasil, o Educa Week 2021. Esses dias serão recheados de palestras, das 9:30h às 21:30h, e, o melhor, o evento será online e gratuito.

Educa Week

O Educa Week é um evento internacional e maior da área de Educação do Brasil. Sua edição deste ano estará voltada a discutir os desafios da educação básica na próxima década, visando os desafios do pós-pandemia. O objetivo é discutir aspectos que serão importantes para a sequência da nossa educação e impulsionar esse movimento.

Assim, para discutir o futuro da educação do Brasil, a Educa Week contará com a participação de 150 especialistas. Entre eles, profissionais de âmbito nacional e internacional, tanto da esfera pública, como da esfera privada. Alguns desses nomes são: Dra. Jo Boaler; docente da Universidade de Stanford; Linda Nathan, da Universidade de Harvard; Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde; e os congressistas e ativistas pela Educação Tabata Amaral, Israel Batista, Felipe Rigoni e Alessandro Vieira.

Além disso, o evento sediará dois importantes fóruns de discussão: o Fórum Nacional para a Educação Pública de Qualidade e o Fórum “The World High School”. Esse segundo é um grupo internacional dedicado a compartilhar as melhores práticas realizadas em escolas de ponta dos Estados Unidos, China, Reino Unido, Finlândia e Chile.

Assuntos de destaque

Educa Week 2021 terá como destaque as discussões relacionadas ao ensino público, o novo Enem e transformação digital. E esta edição será dividida nos seguintes eixos temáticos:

  • Novas rotas pedagógicas (dia 18/10);
  • Gestão escolar e tecnologia educacional (19/10);
  • Escolas e pós pandemia (20/10);
  • Educação pública de qualidade (21/10);
  • O mundo educacional no século 21 (22/10);
  • Edtech day (23/10).

Nesse contexto, serão discutidas pautas urgentes, como “Abertura: as escolas e o pós pandemia”, “Os desafios da implantação do Ensino Médio nas escolas públicas”, “Como as escolas estão superando graves impactos socioemocionais pós pandemia”, “Transformação digital: o que aprendemos com a pandemia”, “Diversidade e inclusão nas escolas”, “Os desafios para ensinar, frente a um estudante nativo digital”. Assim como “O papel das avaliações diante das tecnologias e métricas do ensino virtual”, “Multilinguismo, bilinguismo e programas internacionais”, “O desafios de preparara os estudantes para os processos seletivos diferenciados do ensino superior”, “Fusões e aquisições”, “Gestão Escolar”, entre outros.

Além de todas essas temáticas extremamente importantes, este ano, devido à pandemia, a Educa Week dará especial atenção ao tema “Saúde mental”. Tema que foi escolhido por reconhecerem a importância de resgatar o espaço sociocultural da escola para alunos e famílias, a fim de priorizar a humanização em nossas práticas.

Também estarão em pauta, a situação crítica das escolas públicas que precisaram se adaptar para atender às novas diretrizes do governo, mas que contam com recursos escassos para seu aparelhamento. Do mesmo modo, visando a área de gestão escolar, terá debates em torno das novas demandas que surgiram após o fechamento das instituições de ensino, quando passou a haver necessidade de readaptação de toda a estrutura escolar.

Prêmio Destaque Educação 2021

Ainda teremos “Prêmio Destaque Educação”. Esta premiação, que está em sua 3ª edição, este ano será dedicada a experiências que exercitem o tema “O olhar inovador para as demandas educacionais”. Com o intuito de identificar e reconhecer experiências de sucesso na área da educação. Assim, ao falar desta edição, Ismael Rocha, diretor acadêmico do Institute of Technology and Education (Iteduc) e curador do Educa Week, explica:

“O Prêmio Destaque Educação 2021 vai dar visibilidade para as práticas pedagógicas que geraram transformações reais na vida dos estudantes, desde o início da pandemia da covid-19”

Mais detalhes sobre a 6ª edição da Educa Week

O evento também contará com um Espaço de Trocas. Este canal destacará as melhores práticas pedagógicas implantadas de 2019 até aqui, a fim de oferecer um painel bastante contemporâneo de modelos pedagógicos vencedores, seja no presencial, virtual ou híbrido.

Por fim, as inscrições para o evento já estão abertas e você fazer a sua através deste link. No site do evento, além de garantir a sua presença, você também pode consultar todos os especialistas que estarão presentes nestes dias.

O Educa Week é uma realização da Educational Leaders (Grupo de Líderes da Educação), em parceria com o Institute of Technology and Education (Iteduc) e SD Student Travel. Tem como patrocinadores as seguintes organizações: Matific, Árvore, Escolas Exponenciais, FTD Educação, International School, Eduqo e Somos Educação, além do apoio do Colégio Bandeirantes, Colégio Dante Alighieri, Vertice, Colégio Santo Américo, Colégio Rio Branco, Colégio Magno Mágico de Oz, ABStartups, Direcional Escolas, Instituto Casa Grande, Grupo Rabbit, Seppo e Unibes Cultural.

Ademais, leia mais:

Mosteiro da Luz | Livro inédito e póstumo fala de arquitetura, urbanismo, força e religiosidade
Sou um Rio | Outubro promete novo livro de Mauricio de Sousa

5 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: