Tuesday, October 19, 2021

A menina Akili e seu tambor falante, o musical | Espetáculo estreia no Oi Futuro

“O sol anda devagar, mas atravessa o mundo inteiro”. O provérbio africano que orienta o pensamento de Verônica Bonfim metaforiza sua alegria pela estreia do espetáculo infantil “A menina Akili e seu tambor falante, o musical”, idealizado e com direção artística, produção associada, texto e músicas assinados por ela. Ainda que aos poucos, obras de autores negros estão conquistando seu espaço e chegando ao público – como é o caso da própria Verônica, cujo livro homônimo lançado em 2016 pela Editora Nandyala Livros chega agora adaptado aos palcos.

Com direção assinada por Rodrigo França e Valéria Monã na Co-direção, supervisão do roteiro da pesquisadora Aza Njeri e direção de arte do Estúdio Roncó, com pesquisa de Nathália Grilo e criação de Adriano Cipriano, direção musical de Cláudia Elizeu e Co-direção do Grupo Dembaia, a montagem estreia dia 16 de outubro às 16h no YouTube do Oi Futuro – www.youtube.com/c/OiFuturo. O público também vai poder assistir à transmissão do espetáculo no bistrô do Oi Futuro, sempre às 14h e 16h aos sábados e domingos, a partir do dia 17 de outubro.

O musical narra a história de Akili, uma menina africana que vive numa pequena aldeia chamada Adimó e que junto com seu melhor amigo, um tambor falante de nome Aláfia, seguirá numa jornada para se tornar uma Griote, uma contadora de histórias, guardiã da tradição oral do seu povo. Uma aventura conduzida por uma narrativa que valoriza a ancestralidade e os valores civilizatórios africanos, apresentando uma África plural, cheia de riquezas, com uma diversidade de povos, línguas, cores e, sobretudo, positiva, para contrapor ao que é comumente retratado pela cultura ocidental. Embora a infância brasileira ainda seja marcada por protagonistas brancos, obras como a de Verônica nascem para fazer brilhar o sol da ancestralidade africana no universo infantil.

“A menina Akili e seu tambor falante, o musical” é patrocinado pela Oi, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS, tem apoio institucional do Instituto Identidades do Brasil e como laboratório oficial a Hilab.

Serviço:

ESTREIA

DATA16 de outubro (sábado)

HORA: 16h

LOCALhttps://www.youtube.com/c/OiFuturo

TEMPORADA ONLINE

O espetáculo será exibido no Centro Cultural Oi Futuro e no Youtube do Oi Futuro

DATA: 17 de outubro a 21 de novembro – sábado e domingo

YouTube Oi Futuro – https://www.youtube.com/c/OiFuturo

Hora: 16h

Oi Futuro – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Hora: 14h e 16h

Agendamento: https://oifuturo.org.br/

Todavia, leia mais:

Isto é um Negro | CRÍTICA
Tântrica Santina, por fim, teatro, política e resistência
Enfim, Marcélli Oliveira usa o teatro para falar sobre suicídio | “A arte é tão essencial como a educação”

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: