Encontros “Debates de Integración” | Live debate as perspectivas do constitucionalismo latino-americano

Estão abertas as inscrições para um debate online organizado por estudantes da Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA) em conjunto com a Comissão Chilena de Direitos da Juventude (Codeju ). O evento será em 23 de julho de 2020 a partir das 18:30 e vai contar com Danae Díaz, Presidente da Codeju, o Doutor Hugo Tortora Aravena, e Ana Carolina Morais.

A saber, ocorrerá através de uma sala virtual na plataforma Zoom e para participar é necessário utilizas os formulários abaixo.

Formulário de inscrição:

  1. https://forms.gle/iVsNethvipBBk3S89 (Español)
  2. https://forms.gle/tL6qvd9j6e3XrH6v8 (Portugués)

Reuniões

Na quarta-feira, 8 de julho de 2020, foi realizada uma reunião com a participação do Codeju, que também compõe a Comunidade Acadêmica da Universidade do Chile. Participaram membros da Universidade Federal de Integração da América Latina (UNILA), localizada em Foz de Iguaçu, Paraná, Brasil. O encontro analisou a estrutura do sistema educacional chileno, a luta do movimento estudantil por sua modificação e a comparação com a situação brasileira. Posteriormente, a conversa fluiu sobre o projeto apresentado pelo governo Bolsonaro, chamado “Future-se” e os avanços neoliberais que estão sendo tentados no Brasil.

Além disso, discorreu sobre a história recente da Universidade Pública Brasileira e as notícias da COVID-19. Aliás, o surto social chileno e as propostas advindas do movimento estudantil também foram abordados. A conversa foi moderada por este autor, Luis Alberto Mellado Diaz, aluno da CPS (Unila), junto com os oradores, o Dr. Guillermo Villavicencio, atualmente membro do corpo docente da Unila e Danae Díaz, Presidente da Codeju, Comissão Chilena Pro-Direitos da Juventude e Matias Cárdenas Collao, como ex-presidente do Codeju e atual estudante de direito da Universidade do Chile.

A próxima live abordará assuntos dentro desse contexto.

Ademais, leia mais:

Educação, Economia e Justiça Social em tempos de crise | Análise de ‘O Poço’ (Netflix)
El pueblo mestizo y mapuche en la ruptura política
Acuerdos y desacuerdos II: En crisis “arte neoliberal de gobernar”, ajuste de cuentas entre sociedad y capitalismo

Escreve o que achou!