Dirigido pelo cineasta Raoul Peck, Ernest Cole: Achados e Perdidos retrata a trajetória do fotógrafo que expôs ao mundo os horrores do apartheid.
A distribuidora Imovision lança nos cinemas brasileiros Ernest Cole: Achados & Perdidos, com estreia marcada para o dia 29 de maio. Dirigido por Raoul Peck e narrado por LaKeith Stanfield. O filme teve sua estreia mundial no Festival de Cannes 2024, onde recebeu o prêmio Golden Eye de Melhor Documentário.
O documentário retrata a trajetória do fotógrafo sul-africano Ernest Cole, pioneiro ao denunciar, por meio da fotografia, os horrores do apartheid. Publicado em 1967, seu livro “House of Bondage” causou grande impacto internacional, levando Cole ao exílio nos Estados Unidos e na Europa, onde viveu até sua morte. Em 2017, um acervo inédito com cerca de 60 mil negativos foi descoberto em um cofre de banco na Suécia. Essas imagens inéditas serviram de base para a realização do documentário.
Ernest Cole: Achados & Perdidos é dirigido por Raoul Peck, indicado ao Oscar® de Melhor Documentário por Eu Não Sou Seu Negro (2016, Raoul Peck), baseado nos escritos de James Baldwin, também dirigiu O Jovem Karl Marx (2017, Raoul Peck). Para narrar essa história essencial, Peck escolheu o ator LaKeith Stanfield, conhecido por suas atuações em Corra! (2017, Jordan Peele) e na série Atlanta (2016, Donald Glover).
“O trabalho mais delicado de Raoul Peck e uma homenagem comovente para o fotógrafo.” – Screen
“Um testemunho poderoso. O filme de Peck é um tributo necessário que garante que as contribuições de Ernest sejam reconhecidas e lembradas por gerações.” – Deadline
Com trechos das próprias palavras de Ernest Cole, extraídas de cartas e entrevistas, o filme reconstrói sua vida e obra com um olhar sensível e político. Peck reflete sobre temas como invisibilidade, exílio e resistência, destacando a fotografia como ferramenta de denúncia e afirmação da dignidade negra.
A Imovision promove uma pré-estreia especial de Ernest Cole: Achados & Perdidos no Reserva Cultural, em São Paulo, seguida de debate, no dia 27 de maio. A mediação será por conta da jornalista Flávia dos Prazeres, apresentadora do Café Filosófico na TV Cultura. Participam do debate Mill Müller, presidente do Instituto AfroRec, e Emanuel Araquan, fotógrafo, cineasta, roteirista e ativista.
Os ingressos para a sessão especial, sujeita a lotação, podem ser comprados por meio do Link de venda.

Pôster Oficial- Ernest Cole: Achados e Perdidos
SOBRE A DISTRIBUIDORA IMOVISION
Com mais de 35 anos de atuação, a Imovision se consolidou como uma das maiores incentivadoras do cinema de qualidade no Brasil, tendo lançado mais de 600 filmes. O catálogo da distribuidora inclui obras de diretores consagrados e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. A Imovision foi responsável por introduzir cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos no Brasil, como o Dogma 95 e o cinema iraniano.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !
Leia Mais
- 14ª Mostra Ecofalante anuncia programação com 125 filmes do mundo inteiro
- A Ressurreição de Cristo: Mel Gibson traz A Paixão de Cristo 2; veja o teaser



