Wednesday, February 19, 2020

Gratuito | Resenha com Escritores fala do samba-enredo como literatura

Neste sábado (15/02), ocorrerá mais uma edição da Resenha com Escritores, no Bar do Papa, em Cascadura. O evento mensal tem se consolidado como um espaço de trocas de experiências entre escritores e também de encontro de escritores com trabalhos cada vez mais conhecidos nas redes sociais com seus seguidores. Nesta edição, a temática do carnaval dará o tom do encontro. O destaque fica por conta da oficina que será ministrada pelos escritores e professores de História, Philippe Valentim e Fábio
Carvalho, que visa propor uma análise da poesia incutida em letras de sambas-enredos e, principalmente, olhar para o samba como uma obra literária temática.

“O samba-enredo não é apenas; o hino das escolas na avenida, mas um conto/crônica musicado. Quem não sentiu o lamento retirante no velho Ita do Norte ou passeou pelo Brasil nos versos de Aquarela? Tantas histórias são eternizadas nos desfiles e o samba é o roteiro do grande público”, explica Valentim. Após a análise e debate dos sambas os participantes serão convidados a construírem contos, mini contos ou crônicas a partir de enredos antológicos. Valentim, inclusive, é um dos idealizadores do projeto, que começou em julho do ano passado e vem crescendo a cada edição.

Escritores Suburbanos

“A Resenha com Escritores surgiu da necessidade e da possibilidade de conectar Escritores Suburbanos com seus leitores. Em um mundo cada vez mais digital o encontro físico gera engajamento afetivo e efetivo. Fazer uma Resenha é reunir ‘os chegados’, ou vizinhos, e no nosso caso, escritores, que partilham da mesma vivência. Em tempos de Escrevivência, dividimos experiências e projetos de uma Literatura real e próxima”, afirma Valentim.

Afinal, a Resenha com Escritores é uma boa pedida para fazer o esquenta do carnaval, independente se você pula o carnaval de bloco em bloco ou se é daqueles que aproveitam os dias de festa para colocar a leitura em dia. O Bar do Papa fica na rua Cândida Bastos, 164, em Cascadura. A saber, o evento começa às 15 horas.

Link do evento: https://www.facebook.com/events/313743749582891/?active_tab=about

Ademais, leia mais:

Isto é um Negro? Veja a reflexão de Pamella Lessa, do Coletivo Pretas Ruas
Rapper Negra Jaque | “Rap é mão preta de interferência na sociedade”
Dançarina Ana Catão | “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”
Anúncios
Show More

Escreve o que achou!

Instagram