Conecte-se conosco

Cultura

Estúdio Escola de Animação abre inscrições para curso gratuito online

Publicado

em

Estúdio Escola de Animação abre cursos gratuitos

O Estúdio Escola de Animação (EEA) vai abrir as inscrições para jovens entre 16 e 24 anos, moradores do Rio de Janeiro e do Grande Rio, interessados em atuar no mercado de animação. Serão 45 vagas. O curso é gratuito e, pela primeira vez, 100% digital. A saber, os alunos aprenderão todas as etapas de produção de um curta de animação. Ou seja, do roteiro à edição, incluindo storyboard, animatic e criação de personagens e cenários, tendo como um dos objetivos a produção de um curta animado autoral por turma.

“Foi um desafio a reformulação da metodologia presencial para o online em 2 meses. Contudo, estamos confiantes que esse novo formato do Estúdio Escola de Animação continuará indo além das competências técnicas, e contribuirá também para o desenvolvimento de competências do trabalho remoto e em equipe. Mais do que uma tendência: é a atual realidade global”, avalia Zé Brandão, sócio e diretor criativo do Copa Studio e coordenador pedagógico do EEA.

Processo Seletivo

O disputado processo seletivo, que na última edição somou mais de 900 inscritos, inclui duas etapas. A primeira consiste na avaliação das respostas do questionário de inscrição e do desenho que forem enviados pelo site. Cerca de 150 jovens seguem para a segunda etapa, formada por uma entrevista online ou por telefone. Nessa conversa, psicopedagogos abordam questões como comprometimento, interesse, aspectos socioemocionais e disponibilidade para as aulas.

Desde a sua primeira edição, mais de 270 jovens aprenderam diferentes técnicas de animação, tanto digitais como analógicas. Ao todo, foram mais de 3 mil horas de aulas para a produção de 27 curtas metragens de animação. Já são 25 participações em festivais (incluindo o AnimaMundi e Cine PE) e três prêmios. Além disso, este ano ainda, o EEA vai expandir o seu alcance no mundo digital, através do Estúdio Escola de Animação Online, uma série de conteúdos sobre o universo da animação, ministrados por profissionais renomados no mercado e orientados pela metodologia das oficinas.

Estímulo para descoberta profissional

Numa correalização do Copa Studio com a Baluarte Cultura desde 2012, o Estúdio Escola de Animação foi criado para qualificar a empregabilidade de jovens. Em seguida, busca contribuir também para formação de plateia e a profissionalização desse mercado. São muitos os casos de descoberta profissional e transformação pessoal. Inclusive, os alunos ficam encantados com o mundo da animação que se descortina nestes meses de curso. Falas com “o curso abriu novas portas para a carreira artística e uma visão sob a renda possível a ser obtida dele” ou “é incrível que um curso desse nível seja gratuito” são cotidianas nas turmas que se formam pelo programa.

Estúdio Escola de Animação no Vivente Andante.Prêmio na ONU

Em 2019, o Estúdio Escola de Animação foi vencedor do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Aliás, foi reconhecido como uma importante iniciativa no fortalecimento do ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico. Ademais, na prática, a iniciativa já contabiliza 40% de ex-alunos empregados em importantes estúdios de animação como Combo Estúdio, 2D Lab, Birdo Studio e o próprio Copa Studio, ou ainda como animadores freelancers e em diversos setores da economia criativa.

O EEA conta com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE por meio do Fundo Setorial Audiovisual – FSA. E ainda é patrocinado pela Halliburton e pelo Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, com copatrocínio da Radix e Wilson Sons Ultratug Offshore e apoio da Casa do Futuro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A iniciativa conta ainda com uma parceria institucional da Toon Boom Animation.

Aliás, veja as animações, depoimentos dos alunos e trechos das aulas em https://www.youtube.com/user/eescoladeanimacao

EEA – INSCRIÇÕES GRATUITAS ::

Enfim, as aulas serão ministradas online de setembro de 2020 a fevereiro de 2021, e todos os critérios para participação na formação se encontram no regulamento no site. As inscrições podem ser feitas entre os dias 3 e 16 de julho pelo site: www.estudioescola.com.br

Ademais, veja mais:

Animação ‘Nódulo’ mostra mundo com pandemia | Assista aqui
Oscar | Assista ao curta ‘Hair Love’, sobre uma família negra
5 animes para ver durante a quarentena

Anúncio
1 Comentário

1 Comentário

  1. Katia Patrícia Rodrigues machado

    5 de abril de 2021 at 10:11

    Bom dia, esse ano haverá curso onde line?

Escreve o que achou!

Cultura

Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado

A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira

Publicado

em

mostra arte das quebradas perfomance por nos credito Adilene do Carmo

A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no próximo sábado (25) no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira localizado na Gamboa, a Pequena África carioca.

A programação começa com a Oficina de Isogravura, apresentada pela artista Gravadora Amadora, que integra a exposição coletiva “Trajetórias Contemporâneas”, e será das 14h até 15h30. Na sequência, Cynthia Mattos chega com a Oficina Contando Histórias Memórias e Afetos, das 16h às 18h.

Aliás, se liga nesse podcast a seguir, e segue lendo:

Já para quem ama o audiovisual, a partir das 15h, no Auditório, tem a exibição de “Caminho das Pedras”, da cineasta Sandra Lima e assistência de direção de Paulo Silva.

O público também poderá conferir os curtas de participantes da Oficina de Audiovisual UQ +DOC22 com Paulo Passos, Sandra Lima e Raphael Kepler. Filmes: “Como é que eu devo fazer um muro no fundo da minha casa”, de Laerte Gulini; “Enfeitiçada”, de Paula Carriconde e “Museu é o Mundo”, de Gustavo de Carvalho. Ao final de todas as exibições, Roda de Conversa com os cineastas e o público.

Performances

Ainda por cima, acontecerão diversas performances a partir de 16h30. “Por Nós”, com Jaqueline Calazans, trata da discussão sobre o empoderamento da mulher negra, seu espaço na sociedade e questões sobre a sua visibilidade e também reflete acerca da objetificação dos corpos, pretendendo fortalecer a sororidade feminina no âmbito da etnia. Será apresentada no pátio.

Adeolá Marques e Viviane dos Santos apresentam “Amas de Leite”, com direção de Willian Santiago. Será apresentada no Auditório. E, sem seguida, “Sape”, com o convidado da República Democrática do Congo Thezis Lyindula Lutete (Noir African Thezis), de la SAPE, que é uma cultura, uma arte. SAPE significa Sociedade dos Artistas e de Pessoas Elegantes. Thezis veio como refugiado do Congo em 2015, é ator e performer, atua divulgando sua cultura. Será apresentada no auditório.

Música e Poesia

A partir de 18h tem as apresentações de DJ Marjan e MC Emana com a música e a poesia do Hip-Hop que retratam as questões sociais, de invisibilidade, onde emergem potências que afloram no nosso dia a dia.

Para encerrar o dia, Sarau de Música e Poesia até 20h com Marcio Rufino, Mery Onírica, Lindacy Menezes e Yolanda Soares.

A exposição multilinguagem coletiva “Trajetórias Contemporâneas” poderá ser conferida até o dia 1º de abril, de quarta a sábado, entre 10 e 17h, na Sala Mercedes de Souza, no MUHCAB. A mostra apresenta uma mistura de fazeres artísticos, que contam as trajetórias de multiartistas que utilizam materiais reaproveitáveis para construir suas obras, como uma forma de usar materiais possíveis e reinventar a partir destes. São eles: Gravadora Amadora, Lord, 7Flechas, Thais Linhares e Lourdes Maria.

Por fim, importante ressaltar que toda a programação da Mostra Arte das Quebradas em qualquer um dos dias é inteira gratuita.

SERVIÇO:

MOSTRA ARTE DAS QUEBRADAS

LOCAL: MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira

ENDEREÇO: Rua Pedro Ernesto, nº 80 – Gamboa – Pequena África – Rio de Janeiro – RJ

DATA: 25 de março

ENTRADA FRANCA em todas as atividades. Menores de idade acompanhados de um responsável

OFICINAS

14h às 15h30 – Oficina de Isogravura com Gravadora Amadora

16h às 18h – Oficina Contando Histórias Memórias e Afetos com Cynthia Mattos

AUDIOVISUAL – Exibição e debate

15h – “Caminho das Pedras”, de Sandra Lima e assistente de direção: Paulo Silva

Curtas de participantes da Oficina de Audiovisual UQ +DOC22, com Paulo Passos, Sandra Lima e Raphael Kepler

Filmes dos participantes:

“Como é que eu devo fazer um muro no fundo da minha casa”, de Laerte Gulini

“Enfeitiçada”, de Paula Carriconde

“Museu é o Mundo”, de Gustavo de Carvalho

PERFORMANCES

16h30

“Por Nós”, com Jaqueline Calazans

“Sape”, com o performer convidado do Congo, Noir Africain Thezis

“Amas de Leite”, com Adeolá Marques e Viviane dos Santos

MÚSICA E POESIA

18h

DJ Marjan e MC Emana

Sarau música e poesia com Marcio Rufino, Mery Onírica, Lindacy Menezes e Yolanda Soares.

VISITAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “TRAJETÓRIAS CONTEMPORÂNEAS”, de quarta a sábado, das 10h às 17h (até 1º de abril).

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências