Tuesday, October 26, 2021

Estúdio Escola de Animação abre inscrições para curso gratuito online

O Estúdio Escola de Animação (EEA) vai abrir as inscrições para jovens entre 16 e 24 anos, moradores do Rio de Janeiro e do Grande Rio, interessados em atuar no mercado de animação. Serão 45 vagas. O curso é gratuito e, pela primeira vez, 100% digital. A saber, os alunos aprenderão todas as etapas de produção de um curta de animação. Ou seja, do roteiro à edição, incluindo storyboard, animatic e criação de personagens e cenários, tendo como um dos objetivos a produção de um curta animado autoral por turma.

“Foi um desafio a reformulação da metodologia presencial para o online em 2 meses. Contudo, estamos confiantes que esse novo formato do Estúdio Escola de Animação continuará indo além das competências técnicas, e contribuirá também para o desenvolvimento de competências do trabalho remoto e em equipe. Mais do que uma tendência: é a atual realidade global”, avalia Zé Brandão, sócio e diretor criativo do Copa Studio e coordenador pedagógico do EEA.

Processo Seletivo

O disputado processo seletivo, que na última edição somou mais de 900 inscritos, inclui duas etapas. A primeira consiste na avaliação das respostas do questionário de inscrição e do desenho que forem enviados pelo site. Cerca de 150 jovens seguem para a segunda etapa, formada por uma entrevista online ou por telefone. Nessa conversa, psicopedagogos abordam questões como comprometimento, interesse, aspectos socioemocionais e disponibilidade para as aulas.

Desde a sua primeira edição, mais de 270 jovens aprenderam diferentes técnicas de animação, tanto digitais como analógicas. Ao todo, foram mais de 3 mil horas de aulas para a produção de 27 curtas metragens de animação. Já são 25 participações em festivais (incluindo o AnimaMundi e Cine PE) e três prêmios. Além disso, este ano ainda, o EEA vai expandir o seu alcance no mundo digital, através do Estúdio Escola de Animação Online, uma série de conteúdos sobre o universo da animação, ministrados por profissionais renomados no mercado e orientados pela metodologia das oficinas.

Estímulo para descoberta profissional

Numa correalização do Copa Studio com a Baluarte Cultura desde 2012, o Estúdio Escola de Animação foi criado para qualificar a empregabilidade de jovens. Em seguida, busca contribuir também para formação de plateia e a profissionalização desse mercado. São muitos os casos de descoberta profissional e transformação pessoal. Inclusive, os alunos ficam encantados com o mundo da animação que se descortina nestes meses de curso. Falas com “o curso abriu novas portas para a carreira artística e uma visão sob a renda possível a ser obtida dele” ou “é incrível que um curso desse nível seja gratuito” são cotidianas nas turmas que se formam pelo programa.

Estúdio Escola de Animação no Vivente Andante.Prêmio na ONU

Em 2019, o Estúdio Escola de Animação foi vencedor do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Aliás, foi reconhecido como uma importante iniciativa no fortalecimento do ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico. Ademais, na prática, a iniciativa já contabiliza 40% de ex-alunos empregados em importantes estúdios de animação como Combo Estúdio, 2D Lab, Birdo Studio e o próprio Copa Studio, ou ainda como animadores freelancers e em diversos setores da economia criativa.

O EEA conta com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE por meio do Fundo Setorial Audiovisual – FSA. E ainda é patrocinado pela Halliburton e pelo Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, com copatrocínio da Radix e Wilson Sons Ultratug Offshore e apoio da Casa do Futuro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A iniciativa conta ainda com uma parceria institucional da Toon Boom Animation.

Aliás, veja as animações, depoimentos dos alunos e trechos das aulas em https://www.youtube.com/user/eescoladeanimacao

EEA – INSCRIÇÕES GRATUITAS ::

Enfim, as aulas serão ministradas online de setembro de 2020 a fevereiro de 2021, e todos os critérios para participação na formação se encontram no regulamento no site. As inscrições podem ser feitas entre os dias 3 e 16 de julho pelo site: www.estudioescola.com.br

Ademais, veja mais:

Animação ‘Nódulo’ mostra mundo com pandemia | Assista aqui
Oscar | Assista ao curta ‘Hair Love’, sobre uma família negra
5 animes para ver durante a quarentena

1 Comment

  • Katia Patrícia Rodrigues machado
    Katia Patrícia Rodrigues machado

    Bom dia, esse ano haverá curso onde line?

    Responder

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: