A Expo Diversos vai para seus últimos dias com visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. Desde junho, a mostra reúne 23 obras de 14 artistas de diferentes gerações, buscando promover debates democráticos e educativos sobre a pluralidade da sociedade brasileira por meio do pensamento crítico, empatia e acolhimento. A experiência imersiva destaca histórias de diversidade racial, étnica, etária, de gênero e pessoas com deficiência. Realizada pela CEC Brasil, tem patrocínio da Novelis e Ball Corporation, através da Lei de Incentivo à Cultura.
A Expo Diversos destaca histórias de artistas que exploram realidades culturais e regionais distintas, valorizando a cultura indígena, desafiando preconceitos raciais, de gênero, etarismo e promovendo uma sociedade mais inclusiva.
Nenê Surreal, uma figura importante do grafitti nacional, aos 57 anos, expõe a obra Cabeçudas, que questiona o etarismo ao valorizar a sabedoria ancestral. Ela observa que, apesar de discursos que enaltecem a ancestralidade, o conhecimento dos mais velhos não é celebrado. “Por que não potencializam as pessoas que ainda estão aqui?”, reflete.
“A exposição não captura a totalidade das perspectivas sobre diversidade, dada a singularidade intrínseca à condição humana. A iniciativa visa oferecer um recorte cuidadoso e modesto de memórias e narrativas de indivíduos diversos do Brasil, fomentando os direitos humanos e reconhecendo a pluralidade de visões que se traduzem em obras artísticas e diálogos enriquecedores”, diz Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil.
A acessibilidade é garantida com QR Codes para áudios descritivos e placas em braille.
SERVIÇO
Expo Diversos – RJ
- Local: Casa França-Brasil – Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro-RJ
- Data: Até 4 de agosto de 2024
- Visitação: Terça a domingo, das 10h às 17h
- Horário exclusivo: Quartas-feiras, das 10h às 11h, para pessoas com deficiência intelectual e mental. Local acessível para cadeirantes.
- Entrada: Gratuita
Por fim, leia:
‘Corpolítica’ estreia no Canal Brasil
Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil
‘No ano que vem’, dirigida por Maria Flor, estreia no Canal Brasil