A exposição “Terrosa”, a segunda mostra individual da artista Mery Horta, segue até o dia 31 de agosto no Centro Cultural Correios RJ, localizado no Centro do Rio de Janeiro. Com curadoria de Carolina Rodrigues, a exposição apresenta mais de 10 trabalhos inéditos, incluindo esculturas e performances que partem de questões relacionadas à ecologia e ao corpo negro feminino.
Utilizando materiais orgânicos em fase de pré e pós-vida, Mery Horta cria um universo sensorial, repleto de cores, cheiros e texturas, onde figuras míticas e organismos surgem da terra, evocando um ambiente que explora a conexão entre a natureza e a ancestralidade.
Estive lá para conferir e há uma aura imersiva, sombria e poderosa ao mesmo tempo, na sala onde as obras estão. Veja mais em seguida no vídeo abaixo:
Ainda por cima, no dia 17 de agosto, às 15h, será realizado o lançamento do catálogo impresso gratuito da exposição que será distribuído gratuitamente. Inclui textos poéticos escritos por Mery Horta durante o processo de criação, além de críticas da curadora Carolina Rodrigues e das artistas convidadas Irene Peixoto, Ruth Torralba e Mariana Maia.
O evento de lançamento contará com um bate-papo com as artistas convidadas, seguido de uma performance especial de Mery Horta, acompanhada pelo DJ La Belle. A ideia é que o público tenha uma imersão maior na temática da exposição.
A saber, a curadoria de Carolina Rodrigues envolveu um acompanhamento detalhado do desenvolvimento das obras, desde a concepção dos conceitos até a escolha dos materiais e a criação das esculturas. Dessa forma, este processo colaborativo resultou em uma instalação que dialoga com a linguagem da performance, refletindo a trajetória e a pesquisa de Mery Horta em artes visuais e dança contemporânea.
Por fim, a exposição “Terrosa” consegue oferecer ao público uma experiência sensorial, destacando a importância das questões ecológicas e da representação do corpo negro feminino na arte contemporânea.
Serviço:
Exposição “Terrosa” – Mery Horta
- Data: 17 de julho a 31 de agosto de 2024
- Local: Centro Cultural Correios – Sala B
- Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro
- Horário de Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Lançamento do Catálogo (com distribuição gratuita)
- Data: 17 de agosto, das 15h às 18h
- Programação:
- 15h (Sala de Vídeo): Bate-papo com as artistas convidadas Irene Peixoto, Mariana Maia e Ruth Torralba
- 17h (Sala B): Performance de Mery Horta com DJ La Belle
A exposição contará com mediadores culturais especializados em atender pessoas com deficiência (PcDs).
Ademais, leia:
‘Corpos Invisíveis’ é uma obra que transcende a tela e penetra na alma