Conecte-se conosco

Cinema

Àkàrà – No Fogo da Itolerância | Documentário baiano ganha prêmio do Canal Curta!

Produção das empresas baianas Apus Produtora de Conteúdo e Obá Cacauê Produções, é o grande vencedor do Festival & Prêmio Curta! Documentários, na categoria Sociedade.

Publicado

em

O anuncio na noite de sábado, 11, na Estação Gávea, celebra o sucesso e reafirma a importância das políticas públicas de fomento à produção audiovisual nacional. Àkàrà – No Fogo da Itolerância foi premiado por um time de jurados formado por jornalistas, escritores e personalidades da cultura. Os concorrentes ao prêmio são produções originais do Canal Curta!, ao todo, participaram da premiação 87 filmes e 59 séries.

“A premiação de Àkàrà – No Fogo da Itolerância representa a força do cinema fora do eixo acontecendo graças as políticas públicas de fomento que precisamos ver retomar com força total. Há muito ainda o que contar da Bahia para as telas do Brasil e  o mundo”, comemora a produtora executiva Fabíola Aquino.

Discutindo a intolerância religiosa

Em Àkàrà – No Fogo da Itolerância, três baianas de acarajé conduzem a narrativa, que conta também com a participação de líderes religiosos e especialistas, que discutem a intolerância praticada contra as religiões de matriz africana, um tema que sai do âmbito religioso e que envolve até a forma como é conduzida a política governamental no Brasil. O filme investiga a violência histórica do ponto de vista de quem a sofre, e como isso tudo está ligado ao racismo estrutural do país.

“Nada é mais vil do que atacar a sua religião”, diz o filme. Com essa ideia, descortina-se a discussão sobre uma sociedade levada a apagar marcas da cultura e religião africanas em nossa sociedade, na maior parte das vezes, de forma violenta.

A trilha sonora de Àkàrà – No Fogo da Itolerância é assinada por Letieres Leite, músico, educador, compositor e arranjador brasileiro. Uma referência na área, e que faleceu em 2021, e conta com a participação de Lazzo e Larissa Luz.

Ficha Técnica

Direção, Roteiro e Edição: Claudia Chavez

Produção Executiva: Fabíola Aquino

Direção de Fotografia, Finalização e Motion: Marcelo Pinheiro

Trilha Sonora: Letieres Leite

Som Direto: Regivan Santa Bárbara

Design Gráfico: Bruno Biano

Empresa(s) produtora(s): Apus Produtora de Conteúdo e Obá Cacauê

Personagens: Iyalorixá Jaciara Ribeiro, Prof. Dr. Jaime Sodré, Vilma Reis, Pastor Djalma Torres, Prof. Dr. Hélio Santos, Walmir França, Cida Abreu, Anne Rodriguez.

Baianas de Acarajé: Rita Santos, Cida, Dadai e Liu.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

Influencer Isaac Amendoim será Chico Bento em novo filme da Turma da Mônica

‘O Auto da Compadecida 2’ Chicó e João Grilo voltam para as telonas

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

A Cabana – Curta-metragem com Dira Paes busca financiamento no Catarse

O financiamento ajudará na finalização do curta da diretora Barbara Sturm.

Publicado

em

O curta-metragem de ficção A Cabana apresenta Dira Paes (Alice) e Zé Carlos Machado (Jorge) em um lugar que poderia ser qualquer um. Um homem e uma mulher, levando uma vida em comum de forma nebulosa, como não é raro acontecer. Ausentes e mecânicos, em meio a neblina que os cerca cada vez mais. Um casal que não se vê. Até quando?

Para conferir mais informações sobre o curta, as recompensas e como apoiar, clique AQUI.

Para entender o que é o Catarse siga lendo o texto após o vídeo da campanha de A Cabana:

A diretora feminista Barbara Sturm

Formada em cinema, dirigiu três curtas-metragens. Atua desde 2007 no mercado de cinema brasileiro, já atuou como programadora no Cine Belas Artes, como gerente de aquisições na Pandora Filmes – onde foi responsável pelo lançamento de ‘Que Horas Ela Volta?” de Anna Muylaert.

Passou pela Pipoca Digital, e em 2017 assumiu como gerente de conteúdo na Elo Company, onde criou e coordena o Selo ELAS – projeto de apoio a longas-metragens brasileiros dirigidos por mulheres. É professora do curso O Mercado da Distribuição de Filmes, que já teve 18 turmas e mais de 100 alunos em todas as cinco regiões do Brasil. Faz parte do coletivo de inteligência estratégica ASAS.BR.COM e do grupo MAIS MULHERES NO AUDIOVISUAL BRASIL.

Sobre o Catarse

O Catarse é uma plataforma brasileira de financiamento coletivo para projetos criativos, que vão dos mais simples até os mais elaborados. O projeto foi ao ar no dia 17 de janeiro de 2011. Foi a primeira plataforma de crowdfunding do Brasil.

As campanhas podem ser financiadas formas diferentes. Em uma campanha Flex, caso do curta A Cabana, o projeto será lançado mesmo que não alcance a meta, geralmente os idealizadores já tem verba para finalizar e só precisam de mais uma ajuda.

Por último, leia mais:

Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada

‘A Terra Negra dos Kawa’, longa nacional de ficção científica estreia nos cinemas | Veja o trailer

Marabá | Novo filme de Valdsom Braga estreia em abril

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências