O calendário de feriados de 2026 promete aquecer o turismo no Rio de Janeiro e gerar um forte impacto positivo na economia. Um levantamento do Visit Rio aponta que o próximo ano terá 11 feriados (sete deles prolongados) capazes de injetar cerca de R$ 3 bilhões na cidade e produzir aproximadamente R$ 150 milhões em ISS. A projeção não inclui eventos já tradicionais, como Réveillon, Carnaval e Natal, que naturalmente elevam o fluxo de turistas.
Segundo o presidente-executivo do Visit Rio, Luiz Strauss, a distribuição das folgas cria um cenário especialmente favorável para o setor. Para ele, os feriados funcionam como âncoras para viagens de curta e média duração, além de dinamizar períodos fora da alta estação.
“O calendário de 2026 cria uma sequência positiva de oportunidades para o turismo”, afirma Strauss. “As folgas prolongadas e bem distribuídas ajudam a manter a cidade em movimento, equilibrando períodos de alta e média temporada. É um cenário que beneficia toda a cadeia produtiva, da hotelaria ao comércio, passando por bares, restaurantes e transporte.”

Entre os feriados de 2026 com maior potencial econômico estão:
Páscoa (3 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (4 de junho), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Consciência Negra (20 de novembro).
Esses períodos devem concentrar a maior parte da receita anual, com expectativa de alta ocupação na rede hoteleira e aumento do fluxo em atrativos culturais e gastronômicos.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!
Além dos feriados nacionais, o Rio conta com duas datas regionais que tradicionalmente geram forte movimentação interna: São Sebastião (20 de janeiro), São Jorge (23 de abril). Já a Proclamação da República (15 de novembro), que cai em um sábado, deve impulsionar o turismo local, com cariocas aproveitando o fim de semana prolongado para circular pela cidade.

A base de cálculo utilizada pelo Visit Rio considera dados do Ministério do Turismo e leva em conta o gasto médio por visitante em hospedagem, alimentação, transporte, compras pessoais e passeios turísticos. O estudo não inclui indicadores de geração de emprego ou impacto em cadeias de fornecedores, o que indica que o benefício total pode ser ainda maior.
Com os feriados de 2026 distribuídos ao longo de todo o ano, o setor espera uma temporada mais estável, com bons resultados inclusive nos meses historicamente mais tranquilos.
Lista completa dos Feriados de 2026
feriados de 2026 nacionais:
- 1º de janeiro – Confraternização Universal (quinta-feira)
- 3 de abril – Paixão de Cristo / Páscoa (sexta-feira)
- 21 de abril – Tiradentes (terça-feira)
- 1º de maio – Dia do Trabalho (sexta-feira)
- 4 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
- 7 de setembro – Independência do Brasil (segunda-feira)
- 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (segunda-feira)
- 2 de novembro – Finados (segunda-feira)
- 15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
- 20 de novembro – Dia da Consciência Negra (sexta)
- 25 de dezembro – Natal (sexta-feira)
feriados de 2026 regionais no Rio de Janeiro:
11. 20 de janeiro – Dia de São Sebastião (terça)
12. 23 de abril – Dia de São Jorge (quinta)
Total: 11 feriados nacionais, 2 regionais e 7 feriadões prolongados.



