Tarituba, distrito de pescadores caiçaras de Paraty, celebra de 28/04 a 07/05 o símbolo cristão da Santa Cruz, com shows, eventos de temática caiçara e atividades religiosas para todos os públicos. A festa acontece todos os anos e é uma tradição centenária, passada de geração em geração. Toda a programação religiosa acontece na Igreja de Santa Cruz, enquanto o campo de futebol da comunidade recebe as atrações culturais, feira gastronômica e atividades para todos os públicos.
Durante o evento, acontecem procissões, ladainhas e missas realizadas pela própria comunidade e também por localidades vizinhas. No sábado (06/05) haverão além dos shows, a corrida de canoas caiçaras, apresentações culturais e folclóricas e brincadeiras para as crianças. O evento também abre espaço para barraquinhas de comidas, almoço beneficente e bingo.
Tarituba é uma pequena vila de pescadores histórica próxima a cidade de Paraty. É considerada um celeiro de ricas tradições caiçaras centenárias preservadas até os dias de hoje, dentre elas a Ciranda de Tarituba, grupo renomado que preserva essa rica tradição musical coreográfica e que possui uma Escola de Ciranda há décadas no distrito.
Ciranda Caiçara de Tarituba
A Ciranda Caiçara de Tarituba é um dos grupos que integram a Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro, projeto patrocinado pela Petrobras e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ, que teve início em 2022. A Escola tem como objetivo a educação de crianças, adolescentes e jovens de comunidades tradicionais, através da realização de atividades intergeracionais de transmissão oral de patrimônios imateriais fluminenses, de cinco comunidades detentoras desses saberes e fazeres ancestrais em seus territórios.
As cinco comunidades estão nas cidades de Quissamã, com gastronomia e danças do Quilombo Machadinha; Paraty, com a Ciranda Caiçara de Tarituba; Magé, com capoeira, dança, música e artesanato; Guapimirim, com danças e músicas; e Madureira, com suas danças e músicas tradicionais.
Os Mestres e Mestras da cultura popular da Ciranda Caiçara de Tarituba, tais como o Mestre Pardinho e sua família, são cirandeiros e descendem de linhagens centenárias locais que preservam e difundem há décadas os saberes de seus ancestrais caiçaras da Costa Verde. No dia a dia de Tarituba, há a excelência na marcenaria, na gastronomia e nas danças populares, como a ciranda, um dos carros-chefes da cultura popular da região.
SERVIÇO:
Festa de Santa Cruz de Tarituba
Quando: 06 de maio de 2023 (sábado)
Horários:
10 horas – Corrida de Canoas Caiçaras na Praia de Tarituba
15 horas – Cortejo de Maracatu
17h30min – Visita à Sede da Ciranda de Tarituba e do Projeto Escola de Patrimônio com a Secretaria de Cultura da Paraty
19h – Procissão das Bandeiras
19h30min – Santa Missa com ladainhas
20h30min – Apresentação da Ciranda de Tarituba
22 horas – Companhia Folclórica da UFRJ
Local: Igreja de Santa Cruz de Tarituba e Praça do Campo de Futebol, s/nº., Tarituba – Paraty
Ademais, veja mais:
Roteiro Terra e Mar passa por Paraty e Mamanguá
355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura