Começa nesta quarta-feira (08), o Festival Bananeiras de Cinema FEVABANCINE 2023 e vai até 12 de novembro em Bananeiras, Paraíba. O festival conta com várias competições de filmes nacionais e internacionais, de longas quanto de curtas-metragens. E o melhor, é totalmente gratuito e filantrópico. A organização pede a doação de alimentos não perecíveis para ajudar comunidades carentes.
O evento contará com a participação de personalidades do mundo do entretenimento, acrescentando ainda mais glamour à cidade e irá acontecer no Engenho Reserva da Moenda, logo na entrada da cidade. Além disso, o festival oferece workshops gratuitos, como a Oficina de Produção para TV ministrada por Izabel Carvalho (TV Cabo Branco), a Oficina de Arte Urbana com Alex Souto, a Oficina de Atuação com Magna Fontes e a Oficina de Formação de um Coletivo Cultural com Romério Zeferino, destinada a participantes selecionados durante o período de inscrição já encerrado.
Música
Além das exibições de filmes e workshops, o evento incluirá apresentações musicais de cantores e de uma orquestra, homenagens a artistas do cinema paraibano e o lançamento de um livro sobre cinema. A prefeitura de Bananeiras disponibilizará um ônibus que circulará pela cidade para facilitar o acesso da população. A maioria dos filmes tem classificação indicativa livre, com poucas exceções que incluem filmes que abordam questões profundas relacionadas ao papel da humanidade e da sociedade.
A escolha de Bananeiras para sediar este Festival, deve-se à necessidade da Paraíba conhecer mais a produção de filmes paraibanos, especialmente a produção do interior, que é a maior do Estado. Inclusive, Bananeiras já foi palco da produção de 4 longa-metragens, 1 curta e 1 média pela STAIRS Filmes.
Além disso, uma das principais atrações do festival é o curta-metragem “O Preto de Azul” que terá exibição no dia 11 de novembro na Mostra Competitiva de Cinema de Animação – Jovens e Adultos. Essa animação instigante apresenta várias metáforas enquanto a trama segue um jovem que enfrenta o mar em busca de algo mais e acaba descobrindo novos mundos. A trilha sonora original é composta por Kaialas, que conecta o Brasil e Cabo Verde através de Alvaro Tallarico e Plácido Vaz. A direção e o roteiro são de Leandro Ferra e Alvaro Tallarico.
Em seguida, confira o trailer, e continue lendo:
Por fim, o Festival Bananeiras de Cinema é organizado pela STAIRS Filmes e a Prefeitura de Bananeiras, com o apoio de empresários locais. A programação completa do festival está em www.stairsfilms.com/festival.
Ademais, veja mais:
‘Corpos Invisíveis’ é uma obra que transcende a tela e penetra na alma
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Festival do Rio 2023: Othelo, o Grande e a Resistência Negra na Cinelândia