Monday, September 20, 2021

Festival Pausa Pra Cena começa nesta quinta, dia 4

A programação do Festival Pausa Para Cena inicia nesta quinta-feira, 04, até o dia 10 de fevereiro. O evento que acontecerá gratuitamente no Instagram do evento promete reunir 27 mulheres de diferentes regiões do Rio de Janeiro. Ao todo serão apresentadas 27 cenas, sendo cada uma traduzida para libras com um intérprete dividindo o protagonismo com a artista. A atriz Monique Vaillé foi quem idealizou o projeto que recebeu apoio para a realização através da lei Aldir Blanc e da Corbelino Cultural.

Os coletivos e as artistas atuarão diariamente nas peças com 20 minutos de duração, entre às 12 e 15h. As abordagens são as mais diversas, trazendo os seguintes assuntos: Amor, autoestima, transrevolução, memória, tempo, maternidade, narrativas pretas, infância, palhaçaria e Brasil. A classificação etária é de 16 anos. 

 “Queremos buscar a linguagem das libras como parceira de protagonismo em cada evento. O público verá dois acontecimentos na tela, simultaneamente e na mesma proporção: a artista e a intérprete, trabalhando juntas numa composição”, explica Monique.

Foto: Leonardo Miranda

Juliana França e Verônica Bonfim participam do evento

Vale lembrar que estarão presentes as atrizes: Adrielle Vieira (Pretos Encena), Ana Luísa Cardoso ou a Palhaça Margarita (Cia d’Os Melodramáticos), Camila Moura (Entre Lugares Maré), Carolina Ferman (Deus Salve o Rei, da Rede Globo), Dandara Vital (Coletivo Transarte), Fernanda Dias (Os Ciclomáticos e Coletivo Negraação), Juliana França (Arcanjo Renegado, da Rede Globo, e Grupo Código), Monique Vaillé (Ocupação Ovárias), Natasha Corbelino (Coletivona), Verônica Bonfim (Elza – O Musical), Wescla Vasconcelos (Indianare), entre outras.

Além do Festival, Monique Vaillé é uma das idealizadoras da Ocupação “Ovárias” que já recebeu indicação no Prêmio Shell por fomentar o protagonismo estético-político das mulheres. O “Cenas Afora – Solos Femininos” também tem um pouco de seus pensamentos, ele é um dos primeiros projetos em artes cênicas do Rio de Janeiro que aborde assuntos a respeito do movimento feminista. O festival conta ainda com a direção de produção de Natasha Corbelino.

Ademais, veja mais:

Ivete Sangalo e Claudia Leitte anunciam live de carnaval
Com mistério e romance ‘SHARING: The Night’ estreia sábado, dia 6
Museu da Maré traz ações culturais gratuitas e inéditas. Confira!

Escreve o que achou!