O Parque Garota de Ipanema vai ganhar uma programação diferente nos dias 10 e 11 de outubro. O espaço, no Arpoador, recebe pela primeira vez o Festival Pet, evento dedicado ao universo dos animais que chega ao Rio de Janeiro depois de duas edições em São Paulo.
Com entrada gratuita, o festival reúne atividades para tutores, crianças e seus animais de estimação, além de palestras, oficinas, atrações culturais, instalações artísticas e iniciativas voltadas à proteção animal. Em São Paulo, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas e 4.500 cães no Parque Ibirapuera.
Entre as atrações está o Museu do Cheiro, uma experiência que utiliza o olfato dos cães para apresentar, de maneira lúdica, informações sobre os cheiros presentes no cotidiano dos animais. O público também poderá participar de uma ação de caricaturas personalizadas de tutores e pets.
Outra instalação que deve chamar atenção é o gato gigante criado pelo artista Eduardo Baum para a Cobasi. A obra faz parte da instalação Círculo de Paz e também funciona como um espaço de convivência, permitindo que os visitantes se sentem, descansem e interajam com a estrutura.
A Petz também terá um espaço dedicado ao público, com estruturas para exposição de produtos e atividades interativas. As Petz Arena Produtos, Petz Arena Serviços e Petz Arena Diversão ainda terão distribuição de brindes.
A programação também aposta em informação. Especialistas do universo pet participam de palestras sobre temas como comportamento, saúde e alimentação dos animais, buscando orientar tutores sobre diferentes aspectos da convivência com cães e gatos.
O festival ainda terá atrações culturais, espaços interativos, exposições e contação de histórias. A proposta é reunir entretenimento e informação em uma programação que possa ser aproveitada por diferentes públicos.
Festival também terá ações para ONGs
A chegada ao Rio também prevê ações voltadas diretamente à causa animal. O Festival Pet anuncia a doação de 20 toneladas de ração para ONGs cariocas.
As organizações de proteção animal terão ainda um espaço exclusivo durante os dois dias do evento. O Espaço ONGs permitirá que protetores apresentem seus trabalhos e iniciativas ao público.
Outra ação prevista é a melhoria e manutenção do ParCão da região, área de convivência utilizada pelos moradores e seus animais. A proposta é realizar um upgrade estrutural no espaço, deixando um benefício permanente para a comunidade.

“Além de celebrar essa relação tão especial entre as pessoas e seus pets, o nosso maior foco é criar momentos inesquecíveis para o público, apoiando causas e ações que geram impacto positivo para a comunidade. Desembarcar no Rio de Janeiro é um grande marco para nós, e estamos muito felizes por finalmente apresentar o festival aos cariocas”, afirma André Palhano, um dos cofundadores do projeto, ao lado de Wagner Aguado, da ONG Vira Lata Vira Amigo e da Pets Emotion.
O Festival Pet é realizado pela Virada Sustentável e Pets Emotion, com realização ligada ao Ministério da Cultura, e tem correalização de Petz e Cobasi. A programação carioca também conta com apresentação de GoldeN e patrocínio de Ourofino Saúde Animal, além do apoio da PROGATO.
Serviço – Festival Pet 2026 – Rio de Janeiro
Data: 10 e 11 de outubro de 2026
Horário: 9h às 17h
Local: Parque Garota de Ipanema
Endereço: Av. Francisco Bhering, 2-224 – Arpoador, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita
Siga-nos e confira outras notícias @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!



