Saturday, September 24, 2022

Festival Rezo Rio traz três dias de músicas espiritualistas ao Rio de Janeiro

O Festival Rezo Rio – 1º Festival de Música de Rezo de Janeiro acontece nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2022. O evento traz à cidade alguns dos maiores nomes da Música de Rezo do Brasil. A princípio, para falar sobre a Música de Rezo é necessário contar onde, quando e quem inicia esse gênero musical no país. Assim, começamos
então a falar sobre Ale de Maria, intelectual, arranjador, compositor, regente e professor de música, formado pela UNESP, guardião e fundador do Movimento Canarinho Branco. Sendo o primeiro Canarinho, Ale de Maria inicia uma jornada a serviço do reconhecimento da Música de Rezo em outubro de 2011, em Santa Catarina, na ilha de Florianópolis, a Ilha da Magia.

O Movimento Canarinho Branco é descrito por Ale de Maria como uma ação cultural mito-poético-musical a favor de todas as manifestações musicais. Isso ocorre através dos diversos gêneros e estilos existentes, reconhecendo a importância de todos e almejando também o respeito a Música de Rezo no Brasil.

Ale de Maria descreve a Música de Rezo como “a música para os altares, uma arte consagrada, uma arte para o sagrado. Música para os altares é uma música de reconexão com o espiritual, onde o primeiro altar, o altar mais importante, é o nosso coração”.

Egrégoras e Harmonia

Compreende-se que música de Rezo não é uma música religiosa, mas em sua característica de estilo alcança a aliança de Egrégoras formadas por religiosidades universais, em seus infinitos arquétipos, e estas convivem harmoniosamente como poesia dentro das canções. Os Rezos são cantados em uma grande diversidade de ritmos e proporcionam aos seus ouvintes um estado elevado de consciência. Nas letras, nós podemos ouvir orações, mantras, benzimentos, aconselhamentos, apoio emocional e espiritual, incentivo à busca pelo autoconhecimento e responsabilidade sobre escolhas e decisões de vida.

Por fim, o intuito do Festival Rezo Rio é fortalecer o movimento da Música de Rezo, já muito conhecida principalmente nas cerimônias de Ayahuasca. Entretanto, a intenção do evento é dar maior abrangência a esse gênero, e, dessa forma, alcançar um público que geralmente não frequenta as Rodas de Cura.

Aliás, na conversa abaixo, saiba mais sobre Ayahuasca:

Programação:

ROSA AMARELA – Rio de Janeiro
Dia 15/04, às 21h30

DOIS SÓIS – Rio Grande do Norte
Dia 16/04, às 20h

MADRE TERRA – São Paulo
Dia 16/04, às 22h

ALE DE MARIA – Santa Cataria
Dia 17/04, às 19h

Serviço:

Datas: 15/04 a 17/04, de sexta a domingo
Horário: sexta, de 13h às 23h; sábado, de 10h à 00h; domingo, de 10h às 21h
Local: Sítio Nascente
Endereço: Estrada do Pedregoso, 1771, Campo Grande, Rio de Janeiro, RJ
Telefone produção: 21 965851985
Classificação indicativa: Livre
Gênero: Música
Ingressos à venda na plataforma Sympla

Ademais, veja mais:

Antônio e Comitiva caminhando com São Benedito pela música e a fé
The Midnight Gospel | Série mostra armadilha existencial da alma
Além disso, confira 6 livros para meditar no Festival de Buda

Escreve o que achou!