Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Shot da saúde para imunidade.
Ciência e EducaçãoNotícias

Gratuito: FGV reúne especialistas no Rio para discutir futuro da saúde no Brasil; veja programação completa

Seminário gratuito em Botafogo debate judicialização, saúde pública, planos de saúde e sustentabilidade do sistema em 28 de agosto

Por Redação
Última Atualização 12 de agosto de 2026
7 Min Leitura
Share
Photo by PhotoMIX Company
SHARE

Os principais desafios da saúde pública e suplementar estarão no centro de um seminário promovido pela FGV Justiça no Rio de Janeiro. O encontro acontece em 28 de agosto de 2026, no Centro Cultural FGV, em Botafogo, e reúne magistrados, gestores públicos, médicos, representantes do setor de saúde e especialistas.

Com o tema “Desafios e perspectivas para a saúde no Brasil”, o evento propõe uma discussão sobre os gargalos enfrentados pelo sistema brasileiro e os caminhos possíveis para garantir sua sustentabilidade.

A programação inclui debates sobre judicialização da saúde, saúde pública, saúde suplementar e governança, além da participação de autoridades de diferentes áreas.

O seminário é gratuito e acontece das 9h às 13h30, com credenciamento a partir das 8h30.

A judicialização está entre os principais temas que serão discutidos durante o encontro.

Segundo os dados apresentados pela organização com base no Painel da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem mais de 940 mil processos pendentes de julgamento nos tribunais brasileiros relacionados à saúde.

Na saúde suplementar, o número chegou a 393 mil processos até o fim de 2025, considerado o maior volume da série histórica.

O cenário coloca o Judiciário no centro de uma discussão que envolve pacientes, médicos, governos, planos de saúde e empresas do setor.

A proposta do seminário é discutir os impactos desse processo e buscar uma reflexão sobre formas de conciliar o direito à saúde com a sustentabilidade dos sistemas público e privado.

O encontro terá coordenação acadêmica de Antonio Saldanha Palheiro, coordenador acadêmico da FGV Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Entre os nomes confirmados estão Alexandre Padilha, ministro da Saúde; Wadih Damous, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Margareth Dalcolmo, pesquisadora sênior da Fiocruz e membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM); Daniel Soranz, deputado federal pelo Rio de Janeiro e presidente da Frente Parlamentar da Vacina; e Ronaldo Damião, secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

A programação também inclui representantes do Judiciário, Ministério Público, Procuradoria e setor privado.

O primeiro painel começa às 10h15 e terá como tema “Desafios e perspectivas para a saúde pública no Brasil”.

A discussão reúne Daniel Soranz, Margareth Dalcolmo, Fábio Costelha, procurador-chefe da PAS na PGM-Rio, e Pedro Henrique Di Masi Palheiro, procurador do Estado do Rio de Janeiro.

A mediação será de Márcia Hollanda, juíza auxiliar da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O debate pretende colocar em perspectiva questões relacionadas à estrutura e à gestão da saúde pública, além dos desafios enfrentados pelo setor no país.

A partir das 11h30, o seminário passa a discutir os desafios do setor privado com o painel “Desafios e perspectivas para a saúde suplementar no Brasil”.

Participam Wadih Damous, diretor-presidente da ANS; Renato Casarotti, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Amil; e Alexandre Siciliano Colafranceschi, médico, professor-adjunto da Unirio e membro titular da Academia Nacional de Medicina.

A mediação ficará a cargo de Denise Nicoll Simões, desembargadora do TJRJ e presidente da Mútua dos Magistrados do Rio de Janeiro.

A discussão coloca lado a lado representantes da regulação, do setor privado e da área médica.

Depois dos dois painéis, o evento será encerrado às 12h45 por Antonio Saldanha Palheiro.

A proposta da FGV Justiça é reunir diferentes perspectivas em uma mesma programação, permitindo discutir os desafios da saúde brasileira a partir dos pontos de vista do Poder Judiciário, gestores públicos, profissionais de saúde, órgãos reguladores e setor privado.

O encontro acontece no Centro Cultural FGV, na Praia de Botafogo, e tem inscrições gratuitas.

Confira a programação completa do seminário da FGV

8h30 às 9h — Credenciamento

9h — Abertura

  • Antonio Saldanha Palheiro — Coordenador acadêmico da FGV Justiça e ministro do STJ
  • Alexandre Padilha — Ministro da Saúde
  • Wadih Damous — Diretor-presidente da ANS
  • Ronaldo Damião — Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro
  • Margareth Dalcolmo — Pesquisadora sênior da Fiocruz, membro titular da ANM e professora da PUC-Rio

9h50 — Palestra Magna

10h15 — Painel 1: Desafios e perspectivas para a saúde pública no Brasil

  • Daniel Soranz — Deputado federal pelo Rio de Janeiro, presidente da Frente Parlamentar da Vacina e ex-secretário municipal de Saúde do Rio
  • Margareth Dalcolmo — Pesquisadora sênior da Fiocruz, membro titular da ANM e professora da PUC-Rio
  • Fábio Costelha — Procurador-chefe da PAS na PGM-Rio
  • Pedro Henrique Di Masi Palheiro — Procurador do Estado do Rio de Janeiro
  • Moderação: Márcia Hollanda — Juíza auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJRJ

11h30 — Painel 2: Desafios e perspectivas para a saúde suplementar no Brasil

  • Wadih Damous — Diretor-presidente da ANS
  • Renato Casarotti — Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Amil
  • Alexandre Siciliano Colafranceschi — Médico, professor-adjunto da Unirio e membro titular da ANM
  • Moderação: Denise Nicoll Simões — Desembargadora do TJRJ e presidente da Mútua dos Magistrados do RJ

12h45 — Encerramento

  • Antonio Saldanha Palheiro — Coordenador acadêmico da FGV Justiça e ministro do STJ

Serviço

Seminário: Desafios e perspectivas para a saúde no Brasil
Data: 28 de agosto de 2026
Horário: 9h às 13h30
Credenciamento: 8h30
Local: Centro Cultural FGV
Endereço: Praia de Botafogo, 186, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Entrada: gratuita
Inscrições: evento.fgv.br/seminariodesafioseperspectivas2808

Siga-nos e confira outras notícias @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!

Leia mais

  • Crítica: ‘Acampamento Miasma – Adolescência, Sexo e Morte’ é cavalo de Troia em sua essência mais pura
  • Crítica: ‘Homem-Aranha: Um Novo Dia’ entrega o Peter Parker que os fãs esperavam, mas pequenos tropeços são consideráveis
  • Crítica: ‘Desejo em Manhattan’ transforma clássico de Amiri Baraka em adaptação ambiciosa, porém confusa

Tags:Alexandre PadilhaANSAntonio Saldanha PalheirobotafogoDaniel Soranzevento gratuito no RioEventos no rioEventos no Rio de JaneirofgvFGV Justiçajudicialização da saúdeMargareth DalcolmoMinistério da Saúderio de janeirosaúde no Brasilsaúde públicasaúde suplementarseminárioseminário FGVtjrj
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Trilhas do Brasil - Viagens Ponto turístico da Ilha Grande: Coqueiro da Praia de Aventureiro
NotíciasTurismo

Brasileiros são mais atentos às promoções de viagens

Redação
4 Min Leitura
A Liga da Mata
NotíciasSéries

Liga da Mata | Conheça a animação que usa personagens do folclore brasileiro como super-heróis

Redação
4 Min Leitura
Grupo Filhos de Sá e o soul
CulturaMúsicaNotíciasPodCast

Filhos de Sá | “A persistência acompanha os valentes”

Alvaro Tallarico
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?