“Utopia Tropical” é o novo filme dirigido por João Amorim (2012 Tempo de Mudança), o qual oferece uma análise crítica dos acontecimentos políticos na América Latina. O documentário já esteve em diversos festivais, incluindo o Festival do Rio, Brasília, Mostra de São Paulo, Havana e em várias cidades europeias. Além disso, recebeu reconhecimento ao conquistar o prêmio de Melhor Documentário no Caribbean Sea International Film Festival e no Portugal Indie Fest. A distribuição do filme é da O2 Play.
“Utopia Tropical” explora o surgimento dos governos de esquerda na América Latina nas últimas décadas, oferecendo uma experiência envolvente que mergulha nas complexas relações entre Brasil e EUA, bem como nas nuances da política latino-americana.
Aliás, em seguida, veja o trailer, e continue lendo:
Com produção da Amorim Filmes, o documentário apresenta conversas entre Noam Chomsky e Celso Amorim, em paralelo com animações de César Coelho, fundador do Anima Mundi, e por uma pesquisa de imagens de arquivo. A trilha sonora original de Filipe Rasta, juntamente com canções de Gilberto Gil, Chico Buarque e Caetano Veloso, adiciona uma camada de cultura musical brasileira à narrativa, que aborda questões cruciais como as consequências das mudanças políticas para as minorias, as populações afrodescendentes e indígenas, além de seus impactos no meio ambiente e na economia dos países latino-americanos.
“Utopia Tropical” não se limita às fronteiras da América Latina; seus temas abordam questões globais como economia, paz, desigualdade, mudanças climáticas e política. O filme destaca ciclos históricos e a persistente vontade da classe dominante de manter o poder, especialmente na relação entre os Estados Unidos e a América Latina, onde governos de esquerda são frequentemente seguidos por golpes ou tentativas de tomada de poder.
Por fim, leia mais:
Veja um verdadeiro filme budista | Três Marcas da Existência
MUBI exibe futuros lançamentos no Festival do Rio 2023
Lingui, The Sacred Bones | MUBI promove sessão gratuita e conversa sobre saúde feminina