Conecte-se conosco

Cinema

Verão de 85 | Filme é baseado em romance juvenil do escritor inglês Aidan Chambers

Publicado

em

Verão de 85

VERÃO DE 85, de François Ozon chega nas plataformas de compra e aluguel no dia 30 de julho. O longa que fez parte da seleção do Festival de Cannes de 2020, e concorreu em 12 categorias no César de 2021 – entre elas, melhor filme e diretor estará disponível no Itunes /Apple Tv, Google Play, Claro Now, Vivo Play e Sky Play.

O filme é baseado num romance juvenil do escritor inglês Aidan Chambers, que Ozon leu nos anos de 1980, e pelo qual se apaixonou na época. “Não pensava nisso até agora, porque a verdade é, mais do que qualquer outra coisa, eu queria ver esse filme como cinéfilo. Eu tinha certeza de que alguém faria a adaptação – um diretor americano! Mas, para minha surpresa, isso nunca aconteceu”.

O diretor ressalta que vários temas do romance já aparecem em seus filmes, e, para ele, era como se o livro estivesse perdido em algum lugar de sua imaginação. VERÃO DE 85 traz a história de Alex (Félix Lefebvre, de “O professor substituto”), de 16 anos, que passa as férias na Normandia, e acaba salvo por David (Benjamin Voisin, de “O Príncipe Feliz”), de 18 anos, e que se torna uma espécie de o amigo com quem sempre sonhou.

1890

Para contar essa história de amor que não faz julgamentos, Ozon quis, mais do que recriar os anos de 1890, trazer a atmosfera do período, e, para isso, resolveu filmar em película, ao invés do digital que comum atualmente. “Quando se faz um filme de época isso é necessário. Eu já havia feito ‘Franz’ dessa maneira. Foi emocionante voltar ao Super 16. Há uma sutileza nas cores, que não se consegue com o digital.”

A Hollywood Reporter, na sua crítica, categorizou VERÃO DE 85 como um retorno de Ozon aos seus primeiros filmes. “A adaptação parece fechar um ciclo no cinema do diretor, e também para o público que acompanha desde sua estreia no final dos anos de 1990.” O jornal Le Parisien definiu-o como “um filme magnífico sobre o primeiro amor”, e Les Inrockuptibles, como “um dos melhores filmes do cineasta, com potência no texto, e uma fotografia feita com o coração”.

Afinal, VERÃO DE 85 ganha lançamento no Brasil pela Califórnia Filmes.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

Sérgio e o Buda | Crônica
O Arremesso Final de um símbolo | A crônica ‘The Last Dance’

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

A Cabana – Curta-metragem com Dira Paes busca financiamento no Catarse

O financiamento ajudará na finalização do curta da diretora Barbara Sturm.

Publicado

em

O curta-metragem de ficção A Cabana apresenta Dira Paes (Alice) e Zé Carlos Machado (Jorge) em um lugar que poderia ser qualquer um. Um homem e uma mulher, levando uma vida em comum de forma nebulosa, como não é raro acontecer. Ausentes e mecânicos, em meio a neblina que os cerca cada vez mais. Um casal que não se vê. Até quando?

Para conferir mais informações sobre o curta, as recompensas e como apoiar, clique AQUI.

Para entender o que é o Catarse siga lendo o texto após o vídeo da campanha de A Cabana:

A diretora feminista Barbara Sturm

Formada em cinema, dirigiu três curtas-metragens. Atua desde 2007 no mercado de cinema brasileiro, já atuou como programadora no Cine Belas Artes, como gerente de aquisições na Pandora Filmes – onde foi responsável pelo lançamento de ‘Que Horas Ela Volta?” de Anna Muylaert.

Passou pela Pipoca Digital, e em 2017 assumiu como gerente de conteúdo na Elo Company, onde criou e coordena o Selo ELAS – projeto de apoio a longas-metragens brasileiros dirigidos por mulheres. É professora do curso O Mercado da Distribuição de Filmes, que já teve 18 turmas e mais de 100 alunos em todas as cinco regiões do Brasil. Faz parte do coletivo de inteligência estratégica ASAS.BR.COM e do grupo MAIS MULHERES NO AUDIOVISUAL BRASIL.

Sobre o Catarse

O Catarse é uma plataforma brasileira de financiamento coletivo para projetos criativos, que vão dos mais simples até os mais elaborados. O projeto foi ao ar no dia 17 de janeiro de 2011. Foi a primeira plataforma de crowdfunding do Brasil.

As campanhas podem ser financiadas formas diferentes. Em uma campanha Flex, caso do curta A Cabana, o projeto será lançado mesmo que não alcance a meta, geralmente os idealizadores já tem verba para finalizar e só precisam de mais uma ajuda.

Por último, leia mais:

Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada

‘A Terra Negra dos Kawa’, longa nacional de ficção científica estreia nos cinemas | Veja o trailer

Marabá | Novo filme de Valdsom Braga estreia em abril

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências