O filme “ZÉ”, com direção de Rafael Conde, ganha pré-estreia na próxima terça-feira, 27 de agosto, às 19h, no Estação Net Rio, no Rio de Janeiro. Após a exibição, haverá um bate-papo com o diretor e os atores Caio Horowicz e Samantha Jones. O longa-metragem tem foco na vida de José Carlos Novais da Mata Machado. Foi um jovem líder estudantil que lutou contra a ditadura militar no Brasil.
Com inspiração no livro “Zé”, de Samarone Lima, o filme narra a trajetória de José Carlos, que se dedicou à alfabetização e à conscientização política dos mais pobres no Nordeste, após ser perseguido pelo regime militar. A produção evita uma simples reconstituição histórica, optando por destacar os conflitos familiares e os dilemas éticos enfrentados pelos personagens. Com distribuição da Embaúba Filmes, o longa estreia oficialmente nos cinemas brasileiros em 29 de agosto.
Em seguida, veja o trailer de “Zé”, e continue lendo:
Rafael Conde possui uma longa trajetória no cinema com prêmios e participações em festivais internacionais, como o Festival Internacional do Rio e o Rotterdam. É também conhecido por seus filmes “Fronteira” e “Samba-Canção”. O cineasta, que se envolveu com o projeto há 20 anos, enfatiza a importância do lançamento de “ZÉ” no contexto atual do Brasil, especialmente considerando o ressurgimento de discursos autoritários e a falta de conhecimento sobre os horrores da ditadura.
Por fim, leia mais:
Mais pesado é o céu | Uma fábula sobre o Brasil
‘O último pub’ fala de preconceito dos ingleses sem passar pano | Crítica