No dia 20 de outubro de 2024, o Coletivo Kalundú realizará a I FLIT – Festa Literária de Terreiro, um evento que reune autores, editoras, livrarias e comunidades tradicionais com o propósito de compartilhar saberes ancestrais e destacar a importância da literatura na valorização dessas práticas culturais. O evento ocorre na GRES Estácio, no Rio de Janeiro, e promete se consolidar como uma celebração essencial da cultura afro-brasileira.
A FLIT oferece uma programação para todas as idades. O Espaço Erê, pela manhã, inclui contação de histórias e uma oficina de comidas tradicionais, além de um Ajeum liberado até as 13h. Ainda por cima, estandes com editoras e livrarias, onde o público pode adquirir publicações relacionadas às tradições de terreiro. No encerramento, o grupo Awurê trará a força da música de matriz africana para celebrar o Axé que guiará esse dia.
Além disso, o evento contará com uma área dedicada a autógrafos, lançamentos de livros e muitas outras atrações. Durante o evento, mesas de debate contam com a presença de lideranças e autores de destaque das tradições de matriz africana, como Mãe Márcia Marçal, Ya Wanda d’Omulu, Márcio de Jagun e Pai Alessandro d’Oxossi. Será um espaço de reflexão e troca sobre a força da literatura de terreiro na preservação e promoção de saberes ancestrais.
Afinal, a FLIT faz parte do Congresso da Juventude de Terreiro, cuja programação se desdobra em várias etapas, incluindo o Festival Povo de Pemba, previsto para o próximo mês.
Serviço:
- Data: 20 de outubro de 2024 (domingo)
- Local: GRES Estácio
- Horário: A partir das 10h
- Entrada: Gratuita
Por fim, leia:
Com entrada gratuita, Dia da Costa do Marfim no Brasil acontece no MUHCAB