Florescendo (In Bloom, no original), antologia composta por cinco curtas-metragens, estreou no Paramount+ no dia 1º de março. A coleção exclusiva contempla diferentes países e culturas, investigando as complexidades das questões de gênero, já que vem para homenagear o Dia das Mulheres, que acontece em 8 de março. Por meio de personagens à beira de momentos decisivos da vida, sejam por escolha ou circunstância, o longa mostra as diferenças e semelhanças entre mulheres ao redor do mundo.
A coletânea instigante conta histórias inéditas que retratam uma série de questões cruciais. Por exemplo: pobreza menstrual, casamento infantil, violência de gênero, estigma ao redor do HIV, o planejamento familiar e o empoderamento econômico das mulheres. A antologia é idealizada por cinco cineastas, sendo elas do Brasil, Nigéria, Quênia, Índia e EUA. As diretoras se posicionam enquanto novas vozes criativas e permitem conversas perspicazes para desmantelar injustiças sistémicas.
Curta brasileiro
Escrito e dirigido por Giuliana Monteiro, o curta “Maré” tem a atriz Vanessa Giácomo como protagonista. A trama mostra uma mãe no limite de sua sanidade. Por causa disso, ela busca consolo em uma situação tumultuada em sua vida.
Por enquanto, fique com o trailer da antologia:
Florescendo teve produção de MTV Staying Alive Foundation com apoio da Paramount Global e apoio financeiro da Fundação Bill & Melinda Gates.
Outras histórias
No curta intitulado “Alta”, uma adolescente se recusa a sair do banheiro. Então, seu pai de vê obrigado a procurar ajuda para argumentar com a garota. “Alta” tem roteiro e direção de Priyanka Banerjee.
Em “Afefé”, escrito e dirigido por Dolape ‘LowlaDee Adeleke, uma esteticista vê sua vida tomar um rumo assustador quando sua sogra se muda.
Já em “Kifungo”, uma mulher romântica e ambiciosa luta pela autoaceitação depois de descobrir que é HIV positiva. O curta foi escrito e dirigido por Voline Ogutu.
Por fim, “Period” é sobre Fay, uma adolescente que não tem condições de comprar itens para seu período menstrual. Portanto, ela inicia uma jornada para obtê-los de graça. A direção é Nicole Teeny.
A antologia reforça o compromisso da Paramount de tornar a equidade de gênero um pilar em todo o ecossistema, levando uma maior representatividade de mulheres em papéis de liderança em todo o seu conteúdo.
Serviço
Estreia
Paramount+, Pluto TV e Pluto TV Cine: Sexta-feira, 1º de março.
MTV: Sexta-feira, 8 de março, às 22h45.
POR FIM, LEIA MAIS:
Vidas Passadas – Um filme sobre distância e reencontro
Crítica ‘Tia Virgínia’ | Treta familiar em um filme excelente