A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituição da Sedac – abre inscrições para mais uma oficina do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, a Websérie Remota.
A saber, os encontros ocorrem virtualmente pela plataforma Zoom, de 16 a 27 de maio (de segunda a sexta-feira), das 9h às 12h. A princípio, a oficina vai abordar a produção audiovisual a partir do contexto de isolamento social. Em seguida, serão trabalhados modelos híbridos de produção e linguagem que possam resultar em conteúdos que reflitam a atualidade e apresentem caminhos possíveis de realização.
“Em tempos pandêmicos coube à produção remota a força da resistência da linguagem audiovisual. Cassol reúne vasta experiência na realização de documentários e obras híbridas em ambiente virtual, valendo-se do distanciamento e das novas tecnologias, oportunizando conhecimento e trocas culturais”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.
Em seguida, o programa:
O Cinema antes da pandemia e as adaptações do audiovisual para resistir no mundo pandêmico
Estudo de caso: Deborah! O Ato da Casa
Estudo de caso: Websérie Confessionário – Parte 1: gravação
Estudo de caso: Websérie Confessionário – Parte 2: montagem
Direção e montagem remotas com participação de convidados
Produção remota entre fronteiras
Estudo de caso: fronteiriços e misturados
A psicanálise e o audiovisual remoto
Fruição cultural, cineclubismo e festivais de cinema remotos
Por fim, o futuro do audiovisual remoto com participação de diretores e convidados
Afinal, saiba mais sobre o ministrante
A atividade será ministrada pelo diretor e roteirista Luiz Alberto Cassol. Interessados podem se matricular gratuitamente até o dia 15 de maio, pelo link na bio do Instagram @ieciners.
Cassol é diretor-executivo, diretor, produtor e roteirista da Filmes de Junho Produtora e também atua como diretor e roteirista da Accorde Filmes. Trabalha também como diretor e roteirista de filmes, séries, campanhas publicitárias, audiovisuais empresariais, videoclipes, vídeos para web, além de participar e promover lives e páginas da internet. Acumula em sua trajetória a direção e criação de roteiro de projetos produzidos de forma remota. Como cineclubista, foi presidente do Conselho Nacional de Cineclubes – CNC.
Posteriormente, destacou-se como representante do audiovisual no Conselho Nacional de Política Cultural e oficineiro do Projeto Cine Mais Cultura, da SAV – Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. É curador de várias mostras de filmes e vídeos, além de ministrar palestras e cursos sobre cinema e cineclubismo. Além disso, o profissional também foi coordenador artístico e curador do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema – SMVC, que em 2021 realizou sua 14ª edição, dessa vez, em formato virtual. Por fim, idealizou, coordenou e fez a curadoria das Mostras Internacionais de Cinema de Santa Maria (duas edições).
Ademais, veja mais:
FOME | Websérie com Mel Lisboa tem debate social sobre a Cracolândia
As Correntes de San Patrignano | Netflix e uma luta controversa contra as drogas na Itália
Sweet Tooth | Série da Netflix traz mundo pandêmico, contudo, com crianças animais