Conecte-se conosco

Cultura

Iecine abre inscrições gratuitas para Oficina Websérie Remota

Publicado

em

lecine websérie remota

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituição da Sedac – abre inscrições para mais uma oficina do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, a Websérie Remota.

A saber, os encontros ocorrem virtualmente pela plataforma Zoom, de 16 a 27 de maio (de segunda a sexta-feira), das 9h às 12h. A princípio, a oficina vai abordar a produção audiovisual a partir do contexto de isolamento social.  Em seguida, serão trabalhados modelos híbridos de produção e linguagem que possam resultar em conteúdos que reflitam a atualidade e apresentem caminhos possíveis de realização.

“Em tempos pandêmicos coube à produção remota a força da resistência da linguagem audiovisual. Cassol reúne vasta experiência na realização de documentários e obras híbridas em ambiente virtual, valendo-se do distanciamento e das novas tecnologias, oportunizando conhecimento e trocas culturais”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.

Em seguida, o programa:

O Cinema antes da pandemia e as adaptações do audiovisual para resistir no mundo pandêmico

Estudo de caso: Deborah! O Ato da Casa

Estudo de caso: Websérie Confessionário – Parte 1: gravação

Estudo de caso: Websérie Confessionário – Parte 2: montagem

Direção e montagem remotas com participação de convidados

Produção remota entre fronteiras

Estudo de caso: fronteiriços e misturados

A psicanálise e o audiovisual remoto

Fruição cultural, cineclubismo e festivais de cinema remotos

Por fim, o futuro do audiovisual remoto com participação de diretores e convidados

Afinal, saiba mais sobre o ministrante

A atividade será ministrada pelo diretor e roteirista Luiz Alberto Cassol. Interessados podem se matricular gratuitamente até o dia 15 de maio, pelo link na bio do Instagram @ieciners.

Cassol é diretor-executivo, diretor, produtor e roteirista da Filmes de Junho Produtora e também atua como diretor e roteirista da Accorde Filmes. Trabalha também como diretor e roteirista de filmes, séries, campanhas publicitárias, audiovisuais empresariais, videoclipes, vídeos para web, além de participar e promover lives e páginas da internet. Acumula em sua trajetória a direção e criação de roteiro de projetos produzidos de forma remota. Como cineclubista, foi presidente do Conselho Nacional de Cineclubes – CNC.

Posteriormente, destacou-se como representante do audiovisual no Conselho Nacional de Política Cultural e oficineiro do Projeto Cine Mais Cultura, da SAV – Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. É curador de várias mostras de filmes e vídeos, além de ministrar palestras e cursos sobre cinema e cineclubismo. Além disso, o profissional também foi coordenador artístico e curador do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema – SMVC, que em 2021 realizou sua 14ª edição, dessa vez, em formato virtual. Por fim, idealizou, coordenou e fez a curadoria das Mostras Internacionais de Cinema de Santa Maria (duas edições).

Ademais, veja mais:

FOME | Websérie com Mel Lisboa tem debate social sobre a Cracolândia

As Correntes de San Patrignano | Netflix e uma luta controversa contra as drogas na Itália

Sweet Tooth | Série da Netflix traz mundo pandêmico, contudo, com crianças animais

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

“Dario Argento Pânico” abre o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que ocorre entre os dias 02 e 09 de dezembro em São Paulo.

Publicado

em

DARIO ARGENTO PANICO.

Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico  celebra sua 15ª edição com uma programação que inclui 110 filmes de 20 países e dos quatro cantos do Brasil. Entre longas e curtas, o festival traz o melhor do cinema fantástico da atualidade, além de uma homenagem ao produtor Rodrigo Teixeira e atividades afirmativas. O evento acontece de 02 a 09 de dezembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. Além disso, um recorte da programação estará disponível online, para todo Brasil.

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. O evento mantém o compromisso e a tradição de ser um espaço inclusivo, sendo uma grande ferramenta para os cineastas, produtores e realizadores do cinema fantástico nacional e internacional.

Sessão de abertura

sessão de abertura acontece no dia 02 de dezembro, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo “Dario Argento Pânico”, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento.

Fique, por enquanto, com o trailer do filme:

Mostra Competitiva de Longas

Com uma enxurrada de inscrições Latinas, a Argentina saiu como o país com maior número de longas-metragens da história do festival. Dos 15 longas selecionados, 5 são argentinos e inéditos no Brasil. O Brasil vem representado por três títulos inéditos. A premiada animação mineira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessãoO novo cinema do interior de São Paulo também está em destaque no filme “Ressentimento”, rodado em Bauru que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, que também estarão presentes na sessão, e “A Casa da Árvore”, novo suspense do paulistano Flávio Ermínio, que faz sua première na América Latina.

Inédito em São Paulo, o aguardado “Augúrio“, longa de estreia do jovem diretor congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023 e é pré candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

Mostra Competitiva de Curtas

A competitiva de curtas é composta pelas mostras Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. Os vencedores serão anunciados no dia 09/12, domingo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe.

Homenagem a Rodrigo Teixeira

O homenageado da 15ª edição é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival. Um dos maiores nomes do cinema nacional e reconhecido mundialmente, junto com sua produtora, a RT Features, produziu diversos filmes de sucesso como  “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, o cult “Frances Ha”, de Noah Baumbach, “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz, “Ad Astra”,  dirigido por James Gray e protagonizado por Brad Pitt, entre muitos outros.

O Cinefantasy exibe dois grandes sucessos produzidos por Rodrigo,  “A Sombra do Pai” e “Animal Cordial“, ambos dirigidos pela cineasta Gabriela Amaral Almeida.

Programação Gratuita

Um recorte da programação estará disponível no formato online na plataforma SPcine Play. Os espectadores terão do dia 01 até 11 de dezembro para assistir os filmes. O público poderá conferir, também, os curtas das sessões Fantasteen, voltada para o público a partir de 10 anos, e Pequenos Fantásticos, para crianças a partir de 05 anos.

Para quem quiser conferir a programação inteira do MIS e do Cine Bijou é só entrar no site do Cinefantasy.

Serviço

15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Quando: 02 a 09 de dezembro

Onde:

MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 178 – Jd. Europa

Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação

Entrada Gratuita

Por fim, leia mais:

Martin Scorsese ganha Mostra no Estação

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Conheça os vencedores do Festival Bananeiras de Cinema 2023: ‘Fantasma Neon’ e ‘Capitão Astúcia’ se destacam

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências