Wednesday, September 22, 2021

As Correntes de San Patrignano | Netflix e uma luta controversa contra as drogas na Itália

As Correntes de San Patrignano (SanPa: Sins of the Savior) traz uma história bastante controversa. É o final dos anos 70 na Itália e a heroína domina as ruas. Um homem resolve tentar salvar os usuários: Vincenzo Muccioli, com seus próprios métodos. O primeiro episódio, “Nascita”, solta logo como introdução um resumo da história e das controvérsias que libera a mas pura curiosidade para ver o resto.

Um herói? Um salvador? Um excêntrico? Certamente, um ser humano em toda sua complexidade e personagem principal da docussérie, Vincenzo Muccioli escolheu um caminho de disciplina extrema e construiu uma pequena cidade onde ele tinha todo o poder. A Itália fervia entre comunistas, fascistas, guerrilheiros. Um barril de pólvora com explosão de sangue e violência. Enquanto isso, as drogas chegavam com mais força no país, em especial, as malditas heroína e cocaína.

Interessante o depoimento de um ex-viciado que diz como as coisas mudaram naquela época. A princípio, eram uns hippies que vendiam maconha, contudo, subitamente, eles sumiram e apareceram outro tipos de carros bonitos e de cabelo bem cortado. Vendiam haxixe e davam heroína de troco. A juventude vivia numa crise existencial e droga acaba entrando nessa lacuna e leva por caminhos tortuosos e diabólicos.

Afinal, prisão ou reabilitação?

Há depoimentos fortes de familiares e de ex-dependentes que estiveram no local. Um deles fala de como a droga passa a ser a coisa mais importante da vida do viciado e alcança a alma. Uma fala forte e extremamente real e espontânea. Inicialmente, Vincenzo parece que começa a receber os usuários de drogas sem muita noção, mas as coisas seguem de uma forma que a comunidade não para de crescer.

Os fins justificam os meios? Quais os limites de um local para reabilitação? Pessoas presas em celas com correntes e denúncias de violência são fatos que surgem. “E as correntes invisíveis da heroína?”, questiona uma mulher. Luciano Nigro, jornalista, traz um olhar questionador, mas de alguém que usufruiu do sensacionalismo com força na época.

Vincenzo vira o principal assunto do país e sua popularidade faz com que se seja convidado para diversos programas de televisão e jornais. No tribunal, entre as testemunhas de defesa, atores que tiveram seus filhos “internados” em SanPa, como chama o lugar. Para somar a tudo que a história real tem de interessante, existe a questão esotérica.

A docussérie As Correntes de San Patrignano mantém o interesse do espectador com muitas imagens de arquivo, depoimentos de vários lados e sem seguir pelo caminho do julgamento fácil.

A saber, o lugar que Vincenzo criou ainda existe e tem na chefia alguns dos ex-dependentes que passaram por lá.

Enfim, o trailer (legenda em inglês):

Ademais, veja mais:

Aliás, conheça ‘Tales from the Loop’ | Contos do Loop é sensacional
The Midnight Gospel | Série mostra armadilha existencial da alma
Enfim, tome um ‘Caffè Sospeso’, filme aromático que desperta

4 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: