A Spcine Play, em um esforço contínuo para enriquecer a experiência dos espectadores, disponibilizou filmes de Helena Solberg em seu catálogo gratuito. Por isso, os documentários A Entrevista e Nova Mulher podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil. Essa iniciativa visa a promover um acesso mais abrangente e inclusivo à obra da diretora, enriquecendo o repertório cinematográfico disponível para o público brasileiro.
Documentários
Nova Mulher (1974), a estreia da diretora nos Estados Unidos, abrange 170 anos da história do movimento feminista nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Por sua vez, A Entrevista (1966), filmado em 1964, ano que marcou o início do golpe militar no Brasil, estreou dois anos depois, durante o auge do movimento Cinema Novo. O filme causou sensação na estreia devido aos seus temas provocativos.
Com 19 minutos de duração, A Entrevista conta com relatos de mulheres, de 19 a 27 anos, da classe média alta. As entrevistadas abordam temas como casamento, sexo, virgindade, fidelidade, felicidade, trabalho e os papéis sociais atribuídos ou impostos às mulheres.
Helena Solberg
Helena Solberg é carioca, nascida em 1942, e radicada durante muito tempo em Nova York. Firmou-se como produtora e diretora de documentários no Brasil e nos EUA. É reconhecida como a única diretora mulher a participar do Cinema Novo. Entre seus principais trabalhos, se destacam o documentário Carmen Miranda: Bananas is my business, de 1995, e Vida de menina, de 2003, uma adaptação do livro Minha vida de menina, de Helena Morley.
Em 1995, Carmen Miranda: Bananas is my business teve lançamento comercial nos EUA. Ganhou o Gold Hugo Award de melhor docudrama no Festival de Chicago. Além disso, o crítico Andrew Sarris escolheu o filme como um dos 10 melhores de não-ficção. Já Vida de menina chegou a ganhar seis prêmios no Festival de Gramado, em 2004.
Em 2018, Helena Solberg tornou-se membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Por fim, leia mais:
Caixa Cultural exibe Mostra Herzog
Estação NET traz Mostra de filmes natalinos
‘Apaixonada’, com Giovanna Antonelli, chega aos cinemas em 14 de dezembro