Conecte-se conosco

Cultura

Henri Cartier-Bresson: Retratos | Exposição para amantes da fotografia no Porto

Publicado

em

Henri Cartier-Bresson no Porto

“Henri Cartier-Bresson: Retratos” segue em exposição na Alfândega do Porto até o dia 12 de abril de 2020. Pude visitar e, para quem aprecia fotografia, realmente traz reflexões e conhecimento. Por exemplo, o curta “The Decisive Moment”, de 18 minutos, está lá e mostra uma sequência de fotografias com Henri Cartier-Bresson narrando, em inglês, sobre elas e seu processo criativo. É um dos destaques da mostra. Certamente o fotógrafo francês possuía um olhar diferenciado na época certa e buscava o momento decisivo de sacar as fotos. Aliás, no pequeno filme, conta como começou a tirar fotografias e fala sobre a influência do surrealismo no seu trabalho. Vemos alguns de seus registros na China e ao redor do mundo.

Inclusive, na narração, Bresson comenta sobre a arte do retrato, que embaraça e desnuda o fotografado. Na exposição vemos isso, com naturalidade. São 121 trabalhos do fotógrafo francês, sendo a maioria de algumas das mais marcantes figuras do século passado. Marilyn Monroe, Coco Chanel, Pablo Picasso, Simone de Beauvoir, Robert Kennedy, Edith Piaf, Albert Camus, Martin Luther King estão entre os retratados pela Leica de Henri Cartier-Bresson (1908-2004). Indubitavelmente,  a mostra acaba sendo um grande retrato do século XX.

Viagem

Pessoalmente, recomendaria essa exposição para aqueles que gostam de fotografia e curiosos. Henri conseguiu fotos de pessoas tão distintas como Che Guevara, William Faulkner,Jean-Paul Sartre, Truman Capote, Samuel Beckett, Henri Matisse e Igor Stravinsky. Artistas, políticos, figuras ícones de um século marcante.

A princípio, na entrada da mostra ainda é possível ver belos e delicados trabalhos dos fotógrafos Luís Nobre, Pedro Mesquita, André Boto e Diogo Borges sobre a cidade do Porto. São 12 imagens, reunidas sob o título Retratos – Porto: Um Olhar Contemporâneo.  Traz a possibilidade de entender um pouco mais dessa cidade conhecida como Invicta. Desde o vento que destroça guarda-chuvas, às sombras de transeuntes.

O valor das vendas destes trabalhos será entregue na totalidade à Associação O Joãozinho, que luta para obter financiamento para a nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar de São João. As duas mostras vão permanecer na Alfândega do Porto até 12 de abril de 2020.

Preços

As visitas são de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. O bilhete inteiro custa 10 euros. Entretanto, no caso dos jovens dos 12 aos 18 anos, universitários até aos 25 anos, maiores de 65 anos e pessoas com mobilidade reduzida (o/a acompanhante tem entrada gratuita), o preço é de 8 euros.

Crianças até aos 4 anos entram gratuitamente e aquelas que têm entre 5 e 11 anos pagam meio bilhete (5 euros). Há ainda o bilhete família, que custa 26 euros e abrange dois adultos e até três crianças menores de 11 anos. O acesso à mostra complementar está incluído. A saber, a Alfândega do Porto fica na R. Nova da Alfândega, 4050-430, Porto, Portugal.

Mais informações em https://www.facebook.com/artforyou.pt/

Ademais, leia mais:

Festival Internacional de Cinema do Porto faz 40 anos | Fantasporto
Nazismo e a Penumbra Estética | Roberto Alvim e Goebbels
Direção de Fotografia, o que é e para que serve? Flávio Ferreira explica.

Cultura

Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado

A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira

Publicado

em

mostra arte das quebradas perfomance por nos credito Adilene do Carmo

A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no próximo sábado (25) no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira localizado na Gamboa, a Pequena África carioca.

A programação começa com a Oficina de Isogravura, apresentada pela artista Gravadora Amadora, que integra a exposição coletiva “Trajetórias Contemporâneas”, e será das 14h até 15h30. Na sequência, Cynthia Mattos chega com a Oficina Contando Histórias Memórias e Afetos, das 16h às 18h.

Aliás, se liga nesse podcast a seguir, e segue lendo:

Já para quem ama o audiovisual, a partir das 15h, no Auditório, tem a exibição de “Caminho das Pedras”, da cineasta Sandra Lima e assistência de direção de Paulo Silva.

O público também poderá conferir os curtas de participantes da Oficina de Audiovisual UQ +DOC22 com Paulo Passos, Sandra Lima e Raphael Kepler. Filmes: “Como é que eu devo fazer um muro no fundo da minha casa”, de Laerte Gulini; “Enfeitiçada”, de Paula Carriconde e “Museu é o Mundo”, de Gustavo de Carvalho. Ao final de todas as exibições, Roda de Conversa com os cineastas e o público.

Performances

Ainda por cima, acontecerão diversas performances a partir de 16h30. “Por Nós”, com Jaqueline Calazans, trata da discussão sobre o empoderamento da mulher negra, seu espaço na sociedade e questões sobre a sua visibilidade e também reflete acerca da objetificação dos corpos, pretendendo fortalecer a sororidade feminina no âmbito da etnia. Será apresentada no pátio.

Adeolá Marques e Viviane dos Santos apresentam “Amas de Leite”, com direção de Willian Santiago. Será apresentada no Auditório. E, sem seguida, “Sape”, com o convidado da República Democrática do Congo Thezis Lyindula Lutete (Noir African Thezis), de la SAPE, que é uma cultura, uma arte. SAPE significa Sociedade dos Artistas e de Pessoas Elegantes. Thezis veio como refugiado do Congo em 2015, é ator e performer, atua divulgando sua cultura. Será apresentada no auditório.

Música e Poesia

A partir de 18h tem as apresentações de DJ Marjan e MC Emana com a música e a poesia do Hip-Hop que retratam as questões sociais, de invisibilidade, onde emergem potências que afloram no nosso dia a dia.

Para encerrar o dia, Sarau de Música e Poesia até 20h com Marcio Rufino, Mery Onírica, Lindacy Menezes e Yolanda Soares.

A exposição multilinguagem coletiva “Trajetórias Contemporâneas” poderá ser conferida até o dia 1º de abril, de quarta a sábado, entre 10 e 17h, na Sala Mercedes de Souza, no MUHCAB. A mostra apresenta uma mistura de fazeres artísticos, que contam as trajetórias de multiartistas que utilizam materiais reaproveitáveis para construir suas obras, como uma forma de usar materiais possíveis e reinventar a partir destes. São eles: Gravadora Amadora, Lord, 7Flechas, Thais Linhares e Lourdes Maria.

Por fim, importante ressaltar que toda a programação da Mostra Arte das Quebradas em qualquer um dos dias é inteira gratuita.

SERVIÇO:

MOSTRA ARTE DAS QUEBRADAS

LOCAL: MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira

ENDEREÇO: Rua Pedro Ernesto, nº 80 – Gamboa – Pequena África – Rio de Janeiro – RJ

DATA: 25 de março

ENTRADA FRANCA em todas as atividades. Menores de idade acompanhados de um responsável

OFICINAS

14h às 15h30 – Oficina de Isogravura com Gravadora Amadora

16h às 18h – Oficina Contando Histórias Memórias e Afetos com Cynthia Mattos

AUDIOVISUAL – Exibição e debate

15h – “Caminho das Pedras”, de Sandra Lima e assistente de direção: Paulo Silva

Curtas de participantes da Oficina de Audiovisual UQ +DOC22, com Paulo Passos, Sandra Lima e Raphael Kepler

Filmes dos participantes:

“Como é que eu devo fazer um muro no fundo da minha casa”, de Laerte Gulini

“Enfeitiçada”, de Paula Carriconde

“Museu é o Mundo”, de Gustavo de Carvalho

PERFORMANCES

16h30

“Por Nós”, com Jaqueline Calazans

“Sape”, com o performer convidado do Congo, Noir Africain Thezis

“Amas de Leite”, com Adeolá Marques e Viviane dos Santos

MÚSICA E POESIA

18h

DJ Marjan e MC Emana

Sarau música e poesia com Marcio Rufino, Mery Onírica, Lindacy Menezes e Yolanda Soares.

VISITAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “TRAJETÓRIAS CONTEMPORÂNEAS”, de quarta a sábado, das 10h às 17h (até 1º de abril).

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências