Antes de mais nada, o IEM Rio 2024 marcou a consagração da NAVI, que voltou a fazer história ao derrotar a MOUZ em uma Grande Final eletrizante. Pela terceira vez consecutiva no Brasil, o IEM Rio 2024 contou com a participação de 16 das melhores equipes de Counter-Strike 2 (CS2) do mundo, todas em busca do cobiçado troféu. Aliás, o evento reuniu uma multidão de 19.000 fãs apaixonados na Farmasi Arena, e em virtude disso, atingiu um pico de audiência de 709.317 espectadores simultâneos, envolvendo audiências ao redor do mundo.
Fase de Grupos do IEM Rio 2024
Primeiramente a competição começou no dia 7 de outubro, dividindo as equipes em dois grupos de oito. Em que as duas melhores equipes da chave superior, juntamente com a melhor da chave inferior de cada grupo avançaram para os playoffs. Times brasileiros como FURIA, paiN Gaming e Imperial Sportsbet foram destaque, buscando trazer o troféu para casa.
No Grupo A, a FURIA brilhou com uma campanha impecável na chave superior, garantindo vaga nas semifinais. Logo atrás, a NAVI se classificou como a segunda colocada, enquanto a MOUZ avançou pelos playoffs após eliminar a FaZe Clan na chave inferior.
Já no Grupo B, a HEROIC, da mesma forma, mostrou uma performance dominante, avançando para as semifinais como líder da chave superior. O Team Vitality, campeão do IEM Rio 2023, seguiu para as quartas de final, juntamente com a Virtus.pro que conquistou a última vaga nos playoffs ao derrotar The MongolZ.
Playoffs
Entre os dias 11 e 13 de outubro, a Farmasi Arena se encheu de emoção e expectativa à medida que os fãs torciam por seus times favoritos. As quartas de final começaram com a NAVI enfrentando a Virtus.pro, vencendo por 2-0 e garantindo vaga nas semifinais. No segundo confronto, a MOUZ superou o Team Vitality por 2-1 em uma série acirrada.
A primeira semifinal colocou HEROIC e NAVI frente a frente. Após perder o primeiro mapa, a NAVI se recuperou e venceu por 2-1, garantindo vaga na final. Do outro lado, FURIA e MOUZ protagonizaram um duelo intenso. Apesar do apoio da torcida, a FURIA não conseguiu manter o ritmo e foi eliminada após perder por 2-0 para a MOUZ.
Grande Final
A decisão entre NAVI e MOUZ trouxe fortes emoções. Para a NAVI, vencer significava conquistar seu segundo título consecutivo no ESL Pro Tour (EPT) após triunfar na ESL Pro League Season 20. Já para a MOUZ, era a chance de redenção, após ser derrotada pela NAVI nas semifinais do IEM Cologne 2024.
O primeiro mapa, Inferno, começou equilibrado, com ambas as equipes lutando por cada round. No entanto, a NAVI tomou a dianteira e venceu por 13-11. Embalada pela vitória, a NAVI dominou na Dust2, garantindo o segundo mapa por 13-2. A MOUZ reagiu no terceiro mapa, Mirage, vencendo por 13-6 e mantendo a disputa viva.
No quarto mapa, Ancient, a MOUZ começou forte, abrindo 10-2 no primeiro tempo. Mesmo assim, a NAVI mostrou resiliência e virou o placar, fechando o jogo por 13-11. Dessa maneira, a NAVI sagrou-se campeã do IEM Rio 2024 com um placar de 3-1, levando a maior parte do prêmio de $250 mil, uma vaga no EPT Winter Championship 2025 e mais um ponto na corrida pelo Intel® Grand Slam de $1 milhão.
Por fim, a temporada do EPT de Counter-Strike 2 segue com a ESL Challenger League Season 48, que se encerra em 20 de outubro. O calendário de 2024 fechará com a ESL Challenger Katowice, entre os dias 25 e 27 de outubro.
Leia também:
4 Motivos para vender os agentes agora!
G2 Esports Conquista Título no IEM Dallas 2024