Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
instituto fala!
CulturaNotícias

Instituto FALA! lança edital para coletivos com foco em jornalismo, cultura e democracia

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 6 de outubro de 2025
4 Min Leitura
Share
Homenageados da sexta edição do Festival Fala!, Lydia Garcia (à esquerda) e Nelson Inocêncio (ao centro). À direita, a jornalista convidada Rosane Borges/ Créditos: Divulgação
SHARE

O Instituto FALA!, uma das principais organizações de comunicação independente do país, acaba de anunciar um novo edital voltado a coletivos culturais, de arte e jornalismo de Brasília, com ênfase em temas democráticos, climáticos e sociais. Os projetos selecionados serão apresentados na 7ª edição do Festival FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas, que acontecerá em 2026, em Salvador (BA). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do Instituto.

O anúncio foi feito após o encerramento da 6ª edição do Festival FALA!, realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, na Casa Comum, em Brasília, que reuniu cerca de 180 participantes, entre alunos, jornalistas, artistas e pesquisadores. A programação contou com mesas de debate, oficinas, rodas de conversa e intervenções artísticas, além de homenagens a personalidades que marcaram a história da comunicação e da cultura no Distrito Federal.

Entre os homenageados estavam a professora de música Lygia Garcia, o escritor e professor da UnB Nelson Inocêncio e a jornalista Juliana Cézar Nunes, que recebeu o prêmio em homenagem à Cojura. As atividades culturais incluíram apresentações de Akins Kintê, Ana Carinhanha, Babu Pereira, Prethaís, Gilson Sena, Lucas Lopes, Mihh Black e Ana Bea, fortalecendo o vínculo entre arte e ativismo social.

Segundo Antônio Junião, correalizador do festival, os editais são um instrumento essencial de fortalecimento da comunicação social democrática, ampliando o alcance de projetos independentes que trabalham com narrativas diversas e transformadoras. “O FALA! é itinerante, e o edital se consolida como um de seus principais legados em cada território por onde passa”, explica.

A edição 2025 contou com nomes de peso da comunicação brasileira, como Carolina Oms (Fundo de Apoio ao Jornalismo – FAJ), Lindivaldo Júnior (Ministério da Cultura), Danutta Rodrigues (Secom-PR), Rosane Borges, Diego Bressani e Juliana Nunes (EBC). Os debates abordaram o futuro do jornalismo, financiamento público, comunicação comunitária e o uso da Lei Rouanet para projetos independentes.

Entre os destaques da programação, foram exibidos os documentários “Menire: Somos Filhas da Resistência”, do Coletivo Beture, e “Isso Não é Cultura”, de Lucas Mathias e Tabita Aynõa, ambos selecionados por chamadas públicas anteriores do festival.

Todo o conteúdo da edição será disponibilizado em breve no canal oficial do Instituto FALA! no YouTube, ampliando o acesso ao debate sobre democracia, representatividade e o papel do jornalismo independente.

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !

O Instituto FALA!, formado por veículos como Alma Preta (SP), Marco Zero Conteúdo (PE), 1 Papo Reto (SP) e Ponte Jornalismo (SP), atua desde 2020 promovendo o festival, editais e formações voltadas à comunicação de causas, com o objetivo de fortalecer uma mídia plural, diversa e comprometida com os direitos humanos.

Serviço – Edital Instituto FALA! para coletivos de Brasília

Inscrições: abertas no site oficial do Instituto FALA!
Festival FALA! – Edição 2026: Salvador (BA)
Realização: Instituto FALA!, Alma Preta, Ponte Jornalismo e Marco Zero Conteúdo

Leia mais

  • 49ª Mostra de Cinema de São Paulo: tudo o que você precisa saber
Tags:Alma Pretaativismo culturalBrasíliacoletivos culturaiscomunicação de causasdemocraciadireitos humanoseconomia criativaeditais culturaisfestival falainstituto falajornalismo independenteMarco ZeroPonte Jornalismo
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

bonito cinesur
NotíciasCinema e Streaming

Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano abre inscrições

Livia Brazil
3 Min Leitura
Faby TiZee, dançarina de K-pop
CulturaEntrevistasEspetáculos

Faby TiZee | “Você passa a enxergar todo o desempenho e técnica envolvida durante a apresentação”

Sérgio Menezes
6 Min Leitura
Lou Bega Bongo Bong
MúsicaNotícias

Bongo Bong | Lou Bega, de ‘Mambo Nº5’, volta com nova versão de clássico de Manu Chao

Redação
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?