Wednesday, November 25, 2020

Nollywood | O cinema além do território africano

Não faz muito que a Nigéria se tornou o segundo país que mais produz filmes no mundo. Por causa dessa produção, a Mostra de Cinemas Africanos nos brinda com uma colagem ficcional nollywoodiana: Beyond Nollywood – Sofrendo e Sorrindo. A saber, o filme que parecer ser um longa, mas é uma compilação de nove curtas-metragem produzidos pelos novos cineastas nigerianos.

Querem saber e entender mais sobre o universo cinematográfico nigeriano? Embarquem conosco nessa viagem ficcional que transporta para muitos lugares internos e externos. Apresenta temas antigos/atuais, atravessando por vários gêneros, desde o drama, passando por uma  instalação artística visual até chegar em um thriller que nos coloca, junto com o personagem, em uma encruzilhada.

Não abordarei nenhum curta específico. Contudo, quero que fiquem atentos às novas linguagens fílmicas que se apresentam fora do circuito comercial e que nos coloca no olho do furacão, fazendo com que questionemos o nosso lugar, dentro de nós mesmos e dentro da sociedade atual.

Fios

Os curtas dentro dessa compilação têm um fio condutor, um fio de Ariadne que nos leva até o labirinto do Minotauro. Durante o caminho árduo podemos perceber como repetimos comportamentos prévios. Além disso, como precisamos mudar, como ainda vivemos dentro das estruturas arcaicas e repetimos comportamentos, tais como: o patriarcado, machismo, homofobia, pedofilia, estupro, abusos de todos os tipos e com todos os gêneros. Por que não saltar no abismo e perceber que não sairá incólume dessa viagem?

Você não tem nada a perder. Pois então, pule, reconstrua, ressignifique e preencha o seu olhar com o inesperado, se não conseguir, apenas se enrole nessa colcha de retalhos cinematográfica e sinta o calor que pode lhe provocar.

Afinal, para ver os filmes e maiores informações, visite o site: mostradecinemasafricanos.com 

Enfim, saiba mais:

Ademais, leia mais:

Cine África | Em setembro estreia nova temporada do festival de filmes africanos
Fronteiras | Cine África traz a diretora Apolline Traoré de Burkina Faso
Literatura africana | Conheça o projeto da livraria online com obras sobre África

Escreve o que achou!