Conecte-se conosco

Turismo

Saiba mais sobre a famosa Costa do Cacau na Bahia e Txaitaruga

Publicado

em

Itacaré

A Bahia tem muitas atrações, inclusive um roteiro de praias e experiências para descobrir as delícias de Itacaré. A Costa do Cacau é o destino dos sonhos para quem quer escapar de grandes badalações e apreciar o mar. Itacaré, distante uma hora de Ilhéus, é um pedaço importante desse privilegiado do litoral baiano. O município, na foz do Rio das Contas, guarda um casario bonito e um centrinho vibrante, cheio de bares e restaurantes.

Itacarezinho, apesar do diminutivo, é uma praia extensa. Afastada do centro, tem um trecho tranquilo reservado aos hóspedes e visitantes do resort. Ela integra o famoso roteiro das 4 praias, que inclui Engenhoca, Havaizinho e Camboinha. São uma em seguida da outra. Podem ser visitadas em apenas um dia, mas bom mesmo é aproveitar uma por uma, sem pressa.

Trilha

Engenhoca, a primeira da trilha, tem altas ondas e atrai surfistas. O riozinho que passa em frente ao mar é um diferencial de água doce na paisagem. A vizinha Havaizinho é mesmo pequena, além de bonita e quase sempre vazia. Tem algumas cabanas e um mirante gramado para ver o pôr-do-sol.

A seguir, Camboinha é ainda menor e mais deserta. Tem ângulos lindos para fotografar até chegar a Itacarezinho. Pela trilha, o cartão-postal pode ser vista do alto: mar cristalino, areia branca e coqueiros. Além das praias, o roteiro pode incluir uma esticada à cachoeira do Tijuípe. Já o encontro entre o Rio Tijuípe com o mar também garante boas recordações.

Cachu

A praia de Jeribucaçu, por sua vez, demanda um dia inteiro só para ela. O acesso é por uma trilha de cerca de duas horas, passando pela Cachoeira da Usina e um trecho de mangue. Basta colocar os pés no mar para sentir que a caminhada vale a pena.

Os amantes da gastronomia não podem deixar de conhecer os também os restaurantes do resort, Orixás e Praia, que apresentam versões sofisticadas da culinária baiana, valorizando ingredientes regionais como cacau, coco, cajá, cupuaçu, dendê e frutos do mar.

Uma experiência que não pode faltar é o passeio pelas fazendas da região, como a Fazenda Vila Rosa, para saborear o cacau direto do pé e conhecer o processo de transformação do cacau em chocolate, com direito a degustação.

Txaitaruga e a preservação

Outro diferencial é a possibilidade de conhecer como funciona um projeto social em prol da preservação ambiental. O Txaitaruga, mantido pelo Txai Resort, já cuidou de mais de 60 mil tartaruguinhas e permite a adoção de um ninho delas por hóspedes e não-hóspedes.

O projeto nasceu com o resort e visa a preservação de tartarugas marinhas que estão ameaçadas de extinção e desovam na região. Uma equipe de profissionais capacitados realiza o monitoramento das praias, cuida dos ninhos e contribui para a manutenção das espécies. Desde o ano de 2004, são mais de 60 mil tartaruguinhas amparadas. Aliás, algo curioso é que durante a noite, uma boa parte do Txai Itacaré fica no escuro para não atrapalhar a desova.

O Instituto Companheiros do Txai ajuda a preservar os recursos naturais da região para as futuras gerações com essa e outras ações socioambientais voltadas ao desenvolvimento consciente da comunidade.

Saiba mais: www.txairesorts.com/#projetos_sociais

E aí, Txai?

Aliás, uma hospedagem que chama atenção no local é o Txai Resort Itacaré, na praia de Itacarezinho. Indubitavelmente, é um dos resorts mais sofisticados e com boa localização. O hotel ocupa 92 hectares em meio à uma área de proteção ambiental e na rota da passagem de baleias, golfinhos e tartarugas marinhas. Sua estrutura oferece 38 bangalôs, seis piscinas, dois bares e uma ampla estrutura de lazer, com quadras de tênis e trilhas.

E por essa região extraordinária do Sul da Bahia, ainda tem o novo Txai Vilas do Sul, lançamento da Develop Brasil. O empreendimento oferece 10 bangalôs de 144 m2 e 39 lotes de 1300 a 13.000 m2 para residências. Os bangalôs possuem duas suítes e dois tipos de planta, uma voltada para a área social, com uma sala mais ampla, e outra que privilegia a área íntima, com a possibilidade de criar uma suíte maior.

Os bangalôs serão entregues equipados e decorados de acordo com o padrão do Txai Resort. As locações serão gerenciadas pela central de reservas do hotel. “Existe uma grande demanda de casamentos e celebrações no Txai, que as casas e bangalôs podem absorver”, diz Sirlene Aguiar, Gerente Comercial da Develop Brasil.

Nos lotes maiores, o proprietário pode escolher arquiteto, decorador etc. O Txai executa o projeto e administra a manutenção e as locações. O proprietário conta ainda com toda a infraestrutura e serviços do Txai, como se fosse hóspede. E ainda rentabiliza o investimento quando não estiver usando o imóvel.

Serviço Txai Resort Itacaré

– Endereço
Rodovia Ilhéus – Itacaré/Bahia BA 001 – km 48
Três companhias aéreas nacionais realizam voos diretos das principais capitais brasileiras para Ilhéus: TAM, Gol e Azul.
– Informações e reservas
Telefone: (11) 3040-5010 / (73) 2101-5000
Email: central.reservas@txairesorts.com e www.txairesorts.com

Ademais, leia mais sobre turismo:

Enfim, siga um filme pelo Caminho de Santiago de Compostela
Conheça quatro viagens para curtir natureza e exercício
Além disso, conheça o Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes
 

Cultura

Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle

Público amador e iniciante de Stand Up Paddle pode se inscrever

Publicado

em

nativa buzios sup

No domingo, 02 de abril, a praia de Manguinhos, em Búzios, recebe o Festival de Sup de Búzios. O evento, organizado pela FESUPRJ, Federação de Stand Up Paddle do Rio de Janeiro em parceria com Secretaria de Esportes Náuticos de Armação dos Búzios, busca promover experiência de competição aos esportistas de SUP, iniciantes e amadores.

A princípio, aqueles que quiserem participar, podem se inscrever até o dia 01 de abril. E para quem quiser assistir, o evento é gratuito e aberto a todos. Informações pelo Instagram @sup_federacao_rj.

“O Stand Up Paddle é um esporte perfeito para os moradores do Rio de Janeiro. E, Búzios com suas lindas praias é um incentivo a mais para se ter qualidade de vida com a prática de esportes. Nosso objetivo é não só estimular a prática do esporte, como formar novos atletas. Que o público amante dos esportes aquáticos, possa participar conosco, seja competindo ou vibrando pelos seus competidores”, declara Rogério Romano, Presidente da Federação de Stand Up Paddle do Rio de Janeiro, é importante que as federações promovam ações de incentivo ao esporte.

Provas e programação

Essa é a segunda edição do campeonato na região de Búzios. Dentre as categorias, estão: remada recreativa, prova de revezamento e prova de SUP Técnico, valendo para o Campeonato de Estadual de Stand Up Paddle.

Todos os participantes receberão um kit com camisa, viseira, brindes e medalha de participação. Para os primeiros atletas do SUP Técnico, haverá premiação com troféu de colocação.

Os valores das inscrições terão um acréscimo de taxa administrativa. Os detalhes das provas serão divulgados nos canais oficiais do evento. As inscrições nas provas serão feitas única e exclusivamente pelo site da Federação de Stand Up Paddle.

Em seguida, confira a programação:

7h às 9h – Entrega de kits para os participantes e orientações sobre as atividades.

9h – Largada da remada recreativa em um percurso de 1,5km em uma raia de boias.

10h – Largada da prova de revezamento (300m de percurso).

11h – Prova de SUP Técnico válido para o estadual de Stand Up Paddle.

12h – Premiação dos campeões estaduais de 2022 e premiação da prova do SUP Técnico.

Categorias da prova de SUP Técnico:

– Masculino e Feminino nas seguintes classes:

– 18 a 25 anos / 26 a 35 anos / 36 a 45 anos / 46 a 55 anos / 56 a 65 anos / 65 acima

Valor da Inscrição:

– Atleta SUP avulso – R$75,00

– Atleta SUP filiado – R$35,00

Serviço:

Festival de SUP de Búzios

Data: 02 de abril – domingo

Horário: 7h

Local: Nativa Búzios – Rua Vila das Aroeiras, 221, Manguinhos – Armação dos Búzios, RJ

Informações:

Instagram: @sup_federacao_rj

Site: https://fesuprj.com.br/uncategorized/festival-de-sup-em-buzios/

Ademais, veja mais:

Roteiro Terra e Mar passa por Paraty e Mamanguá

355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura

Rio de Janeiro e Búzios entre os destinos mais procurados no Carnaval

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências