Conecte-se conosco

Turismo

Conheça quatro viagens para curtir natureza e exercício

Publicado

em

Ilha Grande sunset por Alvaro Tallarico

Com o isolamento social, fazer exercícios ficou mais complicado – e viajar também. Porém, o mundo encontrou maneiras criativas para se manter em forma, mesmo dentro de casa. Antes da pandemia, uma pesquisa* da Booking.com mostrava que uma das grandes motivações dos viajantes (75%) era se manter fisicamente ativo mesmo durante as viagens. E agora, diante de um novo cenário do turismo que se criou com a pandemia, em que o trabalho remoto chegou para ficar, as viagens que unem negócios e lazer – as chamadas “bleisures” – são uma tendência.

De acordo com um recente levantamento** da Booking.com, 53% dos hóspedes brasileiros já consideram reservar um lugar para ficar onde também possam trabalhar. Sendo assim, a atividade física também poderá fazer parte dessa nova rotina e estilo de vida.

Pensando nisso, com a ajuda da Booking.com, confira quatro destinos com opções para quem quer manter a rotina de exercícios.

Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ

Os aventureiros que querem manter a rotina de atividade física em dia e ainda conectar com a natureza, podem – e devem – conhecer a Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A princípio, a base é Abraão, de onde saem trilhas de todos os níveis de dificuldade. A saber, Abraão é o terceiro destino mais recomendado por brasileiros na plataforma da Booking.com para a prática de trilha. Entre inúmeras na região, as mais conhecidas são o Circuito Abraão, que tem duração aproximada de 1 hora, o Aqueduto – Saco do Céu, com uma estimativa de 3 horas para concluir o percurso. Para chegar em Lopes Mendes, uma das praias mais famosas do mundo, são 3 horas também. Mas há a opção de pegar um barco até Pouso e andar menos. Mas estamos falando de exercício, né?

Ademais, olha só a vez que nosso jornalista Alvaro Tallarico encontrou uma baleia encalhada na Praia do Sul, na Ilha Grande:
Onde se hospedar:

A Pousada Água Viva é aconchegante e tem vista para a montanha. A somente 100 metros da praia, oferece conforto e comodidade aos hóspedes, com um buffet de café da manhã diário, um lounge e sala de estar, além de uma varanda com vista do mar. A praia de Palmas é uma base mais perto para Lopes Mendes e tem diversas opções de camping.

Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara é um destino de praia paradisíaco, que conserva um ar rústico e muita natureza. Lá é possível manter a rotina de atividade física em dia durante a viagem, de uma forma diferente. Esse foi um dos destinos mais recomendados por brasileiros na plataforma da Booking.com para a prática de esportes aquáticos. Por lá o viajante poderá se movimentar bastante no stand-up paddle, andar de caiaque, fazer canoagem, surfe, windsurfe e kitesurfe. Tudo isso, enquanto desfruta das belezas dessa que é considerada uma das mais belas praias do mundo.

Onde se hospedar:

A apenas 7 minutos a pé da praia, a Pousada Carcará conta com uma ensolarada piscina ao ar livre com espreguiçadeiras de madeira, onde o hospede poderá relaxar enquanto toma sol. A pousada oferece um buffet de café da manhã servido diariamente, um bar, wi-fi gratuito e dispõe de cadeiras de praia gratuitas.

Paraty, Rio de Janeiro

Explorar Paraty já é uma atividade física. Quem quiser conhecer essa encantadora e bela cidade irá caminhar pelas ruas enquanto aprecia as construções em estilo antigo. Inicialmente, passear pelo centro histórico é atração obrigatória para quem vai por lá. Afinal, há museus, casas culturais e teatros. A caminhada pelo Caminho do Ouro também irá contribuir para a contagem de quilômetros que o viajante fará durante essa viagem. A cidade também se destaca pela produção artesanal de cachaças. Além disso, tem quilombolas e aldeias indígenas. Por último, o turista poderá realizar o circuito de trekking (longo) que leva até o Saco do Mamanguá  e o Pico do Pão de Açúcar.

Aliás, dá só uma olhada no visual:
Onde se hospedar:

Em estilo colonial, a Pousada do Príncipe fica a somente 3 minutos a pé do centro histórico de Paraty. O hóspede poderá desfrutar de áreas de lazer espaçosas, piscina ao ar livre, café da manhã, wi-fi gratuito, além de um bar de estilo inglês.

Maceió, Alagoas

Maceió é um ótimo lugar para se visitar assim que as restrições de viagem forem flexibilizadas. A cidade conta com uma enorme orla de praia, perfeita para os turistas manterem ativa a rotina de exercícios físicos. Por lá é possível fazer caminhadas, corridas e pedalar. Aos domingos, inclusive, parte da orla é fechada para veículos, liberando um acesso ainda maior às pessoas para aproveitarem atividades ao ar livre.

viagens e tirlhas
divulgação: Booking.com
Onde se hospedar se estiver com grana:

Muito bem localizado, o Ritz Lagoa da Anta Hotel & Spa está na avenida da praia. A saber, conta com academia, quadra de tênis, minigolfe, um spa com uma variedade de tratamentos que incluem massagens indianas, e alguns quartos com vista para o mar. Os hóspedes podem ainda degustar as especialidades francesas e brasileiras servidas no restaurante principal Le Sururu e tomar um coquetel enquanto aprecia uma bela vista para a praia no Solarium Deck Bar.

Bônus: Rio de Janeiro, RJ

Por fim, para quem gosta de bicicleta, a própria cidade do Rio de Janeiro oferece uma belíssima ciclovia que margeia alguns dos visuais mais lindos do mundo, olha só:

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 50.688 entrevistados em 29 mercados. Para participar dessa pesquisa, os participantes deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e ser responsáveis pela decisão ou estar envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em novembro de 2019.

**Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida entre uma amostra de adultos que viajaram a negócios ou a lazer nos últimos 12 meses, e que planejam viajar nos próximos 12 meses (se/assim que as restrições de viagem forem suspensas). No total, 20.934 pessoas de 28 países foram entrevistadas. Os entrevistados responderam a uma pesquisa on-line em julho de 2020.

Ademais, leia mais sobre turismo:

Enfim, siga um filme pelo Caminho de Santiago de Compostela
Um dia nas cascatas do Peneda-Gerês e as melhores cachoeiras do mundo
Além disso, conheça o Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes

Anúncio
28 Comentários

28 Comments

  1. Pingback: Paraty | Pousada do Sandi homenageia Carmen Miranda com antigos objetos da artista

  2. Pingback: Um em cada dois viajantes está otimista em fazer uma viagem nos próximos 12 meses

  3. Pingback: Gastronomia Sustentável | Pousada em Paraty lança cardápio plant based

  4. Pingback: Conheça o Santuário do Caraça, uma das Sete Maravilhas da Estrada Real

  5. Pingback: Brasileiros voltam a poder entrar em Curaçao a partir de 01 de janeiro de 2021

  6. Pingback: Abadiânia aposta no turismo no Lago Corumbá IV

  7. Pingback: Pesquisa revela que brasileiros querem fazer viagens curtas em 2021

  8. Pingback: Bike elétrica no Rio de Janeiro | O que fazer em 15 minutos com a laranjinha

  9. Pingback: Trancoso | Saiba mais sobre esse paraíso na Bahia

  10. Pingback: Mergulhando de Mochila | Obra de viajante estreia na lista dos livros mais vendidos do Brasil

  11. Pingback: Proibido Nascer No Paraíso | Filme investiga a proibição de partos em Fernando de Noronha

  12. Pingback: Roteiro Terra e Mar passa por Paraty e Mamanguá

  13. Pingback: Conheça as cidades mais acolhedoras do Brasil

  14. Pingback: Dia da Imigração Italiana | Aproveite a data para se conectar com essas origens

  15. Pingback: Bandolim Restaurante Cult Bar | Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura

  16. Pingback: A Tal da Castanha apresenta sua nova bebida de aveia

  17. Pingback: Japão e Sakura | A primavera da cerejeiras encanta com flores e cores variadas

  18. Pingback: De Palmas Turismo Alternativo volta a funcionar e leva ao Saco do Mamanguá

  19. Pingback: Viagens na melhor idade | Saiba onde encontrar dicas de como atender esse público

  20. Pingback: Islândia | Brasileiros se preparam para viajar para o único país europeu que controlou o coronavírus

  21. Pingback: Stand up paddle | Confira os benefícios do esporte que o Rio de Janeiro abraçou

  22. Pingback: Confira dicas para andar de bike no Rio de Janeiro

  23. Pingback: Conheça 15 atrações turísticas do Litoral Norte de São Paulo

  24. Pingback: Como aprender a andar de bicicleta mais velho

  25. Pingback: Bourbon Festival Paraty 2022 | Festival de Jazz volta com apresentações gratuitas pelo centro histórico

  26. Pingback: Barbados quer viajantes brasileiros | Delegação da Ilha caribenha esteve no país para a WTM Latin America

  27. Pingback: Abismo Anhumas | Conheça uma estranha fauna aquática

  28. Pingback: Cachoeira de Arataca | Saiba como chegar nessa beleza de Macaé/RJ

Escreve o que achou!

Notícias

Entenda os acordos entre Brasil e Portugal que estimulam turismo, comércio, investimentos e mais

Especialista em imigração e nacionalidade portuguesa afirma que acordos entre os países estimulam aumento do comércio, investimentos mútuos e desenvolvimento econômico

Publicado

em

VInhos em Portugal

Recentemente, Brasil e Portugal firmaram 13 acordos nas áreas de educação, turismo, direitos humanos, energia, saúde, produção audiovisual e geologia. Os pactos serão responsáveis por muitas mudanças nos países.

Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas, afirma que essa é uma estratégia para fortalecer as relações diplomáticas.

“Isso pode levar a um aumento do comércio, investimentos mútuos e cooperação em diversas áreas, além da promoção do desenvolvimento econômico de Brasil e Portugal”, comenta.

Cooperação bilateral

Um dos acordos, por exemplo, tem como base o entendimento para a elaboração de mecanismos de cooperação bilateral que visam a promoção e defesa dos direitos de pessoas com deficiência. O especialista em imigração diz que isso reflete o compromisso conjunto das nações com a promoção e proteção dos direitos humanos.

“Essa cooperação fortalece o respeito aos direitos fundamentais e contribui para a criação de um ambiente mais inclusivo e justo, tanto nos dois países quanto em outros lugares. É uma forma de promover a igualdade de oportunidades para todos”, diz Maurício.

De acordo com os memorandos, haverá ações que estimulam e capacitam negócios entre pequenas e médias empresas, com eventos de promoção comercial, seminários e webinars. Assim como também promoverá a internacionalização de startups com potencial de crescimento e base tecnológica.

Aliás, veja a famosa Ponte Dom Luiz I abaixo, e siga lendo:

“Essa é uma maneira de permitir que empresas brasileiras e portuguesas expandam seus negócios no mercado do outro país, bem como facilitem sua entrada no mercado europeu. É muito válido também dedicar o olhar às pequenas empresas, pois elas são um importante motor de criação de empregos em uma economia. Ao promovê-las, há um estímulo direto à geração de postos de trabalho, reduzindo o desemprego e beneficiando o crescimento econômico”, enfatiza Maurício.

O acordo da área de turismo, assinado pela Embratur e o Instituto Público do Turismo de Portugal, tem como objetivo a cooperação para o desenvolvimento do setor, com ênfase no intercâmbio de informações e promoção dos destinos turísticos. “Sem dúvidas, essa medida vai atrair ainda mais turistas”, menciona o especialista.

Portugal e Brasil também assinaram um acordo sobre energia, o qual mudará a forma de se pensar sobre ela. O pacto aponta para um viés sustentável, voltado à energia renovável e eficiência energética.

A promoção de energias renováveis contribui para diversificar a matriz energética dos países, reduzindo a dependência de fontes tradicionais não renováveis, como o petróleo e o carvão. Isso aumenta a segurança energética, tornando-os menos vulneráveis às variações dos preços do petróleo e a possíveis interrupções no fornecimento.

Educação: Acordo para a concessão de equivalência de estudos entre os sistemas de ensino de Brasil e Portugal

O advogado ressalta que um dos destaques entre os acordos firmados é o reconhecimento automático de notas escolares dos ensinos médio e fundamental de brasileiros que querem viver em Portugal. Conforme o governo lusitano, existem aproximadamente 5 mil processos no consulado aguardando a equivalência escolar.

O acordo valerá para os níveis de ensino fundamental e médio, do Brasil, e básico e secundário, de Portugal. A mudança facilitará ainda o acesso dos brasileiros ao ensino superior luso. Hoje, existem cerca de 19 mil alunos brasileiros nas universidades portuguesas.

Os brasileiros enfrentam um processo com várias etapas para reconhecimento. Inicialmente, é preciso obter o histórico escolar e o certificado ou o diploma de conclusão dos cursos, ambos com o chamado apostilamento de Haia, um certificado internacional de autenticidade, obtido em cartório.

Na sequência, deve-se submeter os documentos ao consulado do Brasil, que vai emitir a chamada declaração de escala de notas e nota mínima. Depois, é necessário ir a uma escola pública da área de residência do requerente, na qual o pedido de equivalência é submetido e concluído.

O fim da necessidade de passar pelo consulado brasileiro deve agilizar as solicitações. Os cidadãos poderão se dirigir diretamente aos estabelecimentos de ensino e apresentar a papelada comprobatória.

Em seguida, papo com o artista português Tiago Nacarato:

De acordo com o Governo Federal, foram mantidas conversas também sobre acordos para a facilitação do reconhecimento de diplomas do ensino superior.

“O acordo no campo educacional tem como objetivo estabelecer as bases jurídicas para atender a pedidos de concessão de equivalência curricular para estudantes dos dois países. Ele determina ainda que as equivalências de habilitações serão concedidas tendo em consideração o número de anos de escolaridade concluídos com aproveitamento no sistema educativo de origem e o curso ou a natureza da formação”, explica Maurício Gonçalves.

A equivalência de estudos entre os dois países entrará em vigor 30 dias após a recepção da última notificação, por escrito e por via diplomática, do cumprimento dos requisitos necessários.

Carteira de motorista

Outra questão que vai facilitar a vida de brasileiros é o memorando de entendimento para promover o reconhecimento mútuo de títulos de condução. Os dois países vão fazer o reconhecimento dos documentos, ou seja, as carteiras de motorista passam a valer em Portugal e Brasil. “O objetivo é facilitar a circulação rodoviária segura dos condutores nos dois territórios”, conclui o especialista em imigração.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências