Cinema
‘Kevin’ é retrato honesto do processo de lidar com perdas | 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Publicado
2 anos atrásem
Por
Felipe Novoa
“Kevin”, de Joana Oliveira, exibe um retrato honesto do processo de lidar com diversas perdas, além de uma belíssima amizade entre duas mulheres. Joana e Kevin, duas amigas de longa data, se reúnem em Uganda, país natal de Kevin, pelo puro prazer de se rever. Longe de ser um melodrama ou algo previsível e comercial, “Kevin” mostra uma amizade baseada em confiança mútua e respeito que exala um baita amor.
Com uma pegada forte, mas não estereotipada, Kevin, uma mãe solteira ugandense e professora de alemão, ajuda Joana a lidar com a sua dor sem ser um token da mulher-africana-guerreira. A princípio, o roteiro parece flertar com esse conceito pré formado, porém foge disso, preferindo retratar uma sensibilidade e naturalidade extremamente bem-vindas. Ambas as mulheres se abrem e deixam evidente o quão confortáveis ambas estão nas suas posições como indivíduos e amigas.
Da mesma forma, a direção não retrata Uganda (e por extensão a África) como um lugar destruído por guerra e violência. Por outro lado, nem como um país ultra feliz apesar das adversidades. Uganda é só outro país, Kampala é apenas outra cidade. As pessoas são apenas outras pessoas com vidas nem mais nem menos dramáticas que as nossas.
Uganda?
Escrever isso me faz notar o quanto eu esperava uma visão negativa do país; ao ter essa expectativa quebrada, fui agradavelmente surpreendido com um filme que respeita a inteligência e a natureza tanto da audiência quanto do local retratado. Por exemplo, a cena no engarrafamento parecia a Linha Vermelha no Rio de Janeiro e a cena no mercado poderia ser em qualquer cidade do interior brasileiro. Longe de perpetuar uma visão imperialista e racista, Oliveira mostra uma visão honesta, e nisso ela fez um serviço inestimável à sensibilidade da plateia que assiste “Kevin”.
Além de uma descrição respeitosa de país e povo, “Kevin” lida com dinâmicas raciais e de gênero que aparecem no dia a dia. A visão de privilégio branco que Joana apresenta é largamente irrelevante num país onde toda a população é negra. Ela tem uma leitura mais dicotômica das questões de raça enquanto Kevin vê em tons de cinza. Ambas a sua forma estão corretas e resta a Kevin explicar como toda a culpa não resulta em nada além da perda de um passeio nas corredeiras. A saber, este é o único momento controverso socialmente, onde a personagem negra “dá uma aula” de racismo para a personagem branca que precisa de validação.
Por fim, “Kevin” é um ótimo filme que toca em pontos sensíveis da psique humana e que apresenta visões e questões muito válidas para as discussões contemporâneas de sociedade. Uma amizade de longa data permite uma franqueza no diálogo que raramente é exposto de forma tão sincera no cinema. Que venham muitos outros filmes iguais.
Ademais, leia mais:
‘Won’t You Come Out to Play’ fascina ‘Por Outras Primaveras’ na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
‘Vitória’ e ‘Vida Dentro de Um Melão’ | Curtas de peso na Mostra de Cinema de Tiradentes
Ostinato | Filme de Paula Gaitán mostra o processo criativo de Arrigo Barnabé
Crítico/fotógrafo. Atualmente focando na graduação em jornalismo e escrevendo muito.

Você pode gostar
Confira os vencedores da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
‘Todas as Melodias’ de um ícone da música na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
‘Won’t You Come Out to Play’ fascina ‘Por Outras Primaveras’ na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
‘Vitória’ e ‘Vida Dentro de Um Melão’ | Curtas de peso na Mostra de Cinema de Tiradentes
‘Letícia, Monte Bonito, 04’ e ‘Pátria’ são curtas de destaque na Mostra de Cinema de Tiradentes
#eagoraoque | Crítica da crítica social na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Cinema
Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.
Publicado
2 dias atrásem
24 de março de 2023Por
Rodrigo Adami
Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.
Cidade Invisível T2 – Netflix
A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.
O Agente Noturno T1 – Netflix
Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.
Perfect Adition – Prime Video
Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).
Ringo: Glória e Morte T1 – Star+
Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.
Amor nas Alturas T1 – Star+
Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.
Superman e Lois T3 – HBO Max
Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.
Origem T1 – Globoplay
A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.
Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.
Por último, leia mais:
Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle

Oggi Pizza Napoletana | Conheça a nova pizzaria da Tijuca

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Cultura


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte' do Star+.


Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle
Público amador e iniciante de Stand Up Paddle pode se inscrever


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira
Crítica


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Gastronomia1 semana atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cultura1 semana atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música1 semana atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema1 mês atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema4 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente