Conecte-se conosco

Cinema

‘Kevin’ é retrato honesto do processo de lidar com perdas | 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Publicado

em

crítica Kevin

“Kevin”, de Joana Oliveira, exibe um retrato honesto do processo de lidar com diversas perdas, além de uma belíssima amizade entre duas mulheres. Joana e Kevin, duas amigas de longa data, se reúnem em Uganda, país natal de Kevin, pelo puro prazer de se rever. Longe de ser um melodrama ou algo previsível e comercial, “Kevin” mostra uma amizade baseada em confiança mútua e respeito que exala um baita amor. 

Com uma pegada forte, mas não estereotipada, Kevin, uma mãe solteira ugandense e professora de alemão, ajuda Joana a lidar com a sua dor sem ser um token da mulher-africana-guerreira. A princípio, o roteiro parece flertar com esse conceito pré formado, porém foge disso, preferindo retratar uma sensibilidade e naturalidade extremamente bem-vindas. Ambas as mulheres se abrem e deixam evidente o quão confortáveis ambas estão nas suas posições como indivíduos e amigas.

Da mesma forma, a direção não retrata Uganda (e por extensão a África) como um lugar destruído por guerra e violência. Por outro lado, nem como um país ultra feliz apesar das adversidades. Uganda é só outro país, Kampala é apenas outra cidade. As pessoas são apenas outras pessoas com vidas nem mais nem menos dramáticas que as nossas.

Uganda?

Escrever isso me faz notar o quanto eu esperava uma visão negativa do país; ao ter essa expectativa quebrada, fui agradavelmente surpreendido com um filme que respeita a inteligência e a natureza tanto da audiência quanto do local retratado. Por exemplo, a cena no engarrafamento parecia a Linha Vermelha no Rio de Janeiro e a cena no mercado poderia ser em qualquer cidade do interior brasileiro. Longe de perpetuar uma visão imperialista e racista, Oliveira mostra uma visão honesta, e nisso ela fez um serviço inestimável à sensibilidade da plateia que assiste “Kevin”.

Além de uma descrição respeitosa de país e povo, “Kevin” lida com dinâmicas raciais e de gênero que aparecem no dia a dia. A visão de privilégio branco que Joana apresenta é largamente irrelevante num país onde toda a população é negra. Ela tem uma leitura mais dicotômica das questões de raça enquanto Kevin vê em tons de cinza. Ambas a sua forma estão corretas e resta a Kevin explicar como toda a culpa não resulta em nada além da perda de um passeio nas corredeiras. A saber, este é o único momento controverso socialmente, onde a personagem negra “dá uma aula” de racismo para a personagem branca que precisa de validação.

Por fim, “Kevin” é um ótimo filme que toca em pontos sensíveis da psique humana e que apresenta visões e questões muito válidas para as discussões contemporâneas de sociedade. Uma amizade de longa data permite uma franqueza no diálogo que raramente é exposto de forma tão sincera no cinema. Que venham muitos outros filmes iguais.

Ademais, leia mais:
‘Won’t You Come Out to Play’ fascina ‘Por Outras Primaveras’ na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
‘Vitória’ e ‘Vida Dentro de Um Melão’ | Curtas de peso na Mostra de Cinema de Tiradentes
Ostinato | Filme de Paula Gaitán mostra o processo criativo de Arrigo Barnabé

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências